Diretor Espiritual da Pastoral da Sobriedade fala sobre a estrutura da pastoral





Em nossa diocese foi criada essa a Pastoral da Sobriedade no ano de 2012. Começando pela paróquia de nossa Senhora do Amparo-Catedral, Nossa Senhora da Saúde – Igaci, Nossa Senhora do Rosário- Delmiro Gouveia. As reuniões se realizam sempre nos salões paroquiais. Atualmente, a Pastoral da Sobriedade em nossa Diocese tem como coordenador diocesano o Senhor Eraldo de Assis e Diretor Espiritual Pe. Reginaldo Luiz Soares.
Para você que nunca ouviu falar nesta pastoral, convido agora a  conhecê-la melhor e divulgar seu trabalho.
A Pastoral da Sobriedade é uma atuação especial da Igreja Católica em resposta ao problema social do alcoolismo e do uso de drogas. Seu objetivo é prevenir e recuperar da dependência química e outras dependências, a partir da vivência dos “12 passos da pastoral da sobriedade”.
Sua missão é, sobretudo, evangelizar, apresentando o amor incondicional, gratuito e misericordioso do Pai, anunciando Jesus Cristo Libertador através do serviço, do diálogo e do testemunho de comunhão fraterna, integrando fé e vida e promovendo a dignidade da pessoa e da família, contribuindo para a construção de uma sociedade justa, solidária.
        Já seus agentes tem por missão expressar o amor gratuito do Pai, que desperta em nós a solidariedade com o mundo e com a humanidade, fazendo dos excluídos os nossos preferidos.
A Pastoral da Sobriedade segue algumas linhas:
        1-Grupo de autoajuda da pastoral a porta de entrada para o desenvolvimento do trabalho em comunhão. É a resposta na Paróquia para o tratamento das Dependências.
        2-Prevenção ao uso de drogas.
        3-Intervenção para quem já experimentou, porém, ainda não se tornou dependente.
        4- Recuperação para o dependente químico e seus familiares que necessitam de tratamento, apoio,informação e redenção.
        5- Reinserção familiar e social do dependente em sobriedade.
        6- Atuação  política que busca todas as formas de articulação e diálogo através de atitudes corajosas,sem omissões, para a implementação de ações integradas em defesa da vida.  
Você deve estar se perguntando como funciona a Pastoral. Pois bem, ela acontece através de reuniões semanais sistêmicas abertas; toda a família participa da mesma reunião; prioriza não somente abstinência, mas a sobriedade; propõe um programa de vida nova que leva á conversão e ao engajamento na família, na Igreja e na sociedade; o grupo de autoajuda é realizado na paróquia através de reuniões permanentes, com dia, horário e local definidos, o grupo de autoajuda recupera todos os que perseveram nas reuniões semanais.
“O milagre se dá na perseverança”. Esta frase traz por trás aquilo que é o programa de vida nova. O programa de vida nova é a vivência dos 12 passos da pastoral, proposto nas reuniões semanais do grupo de Auto- ajuda,onde vivenciamos a terapia do Amor,da escuta e do perdão, que nos estimula para uma  mudança de comportamento pessoal e das relações familiares; nos leva á conversão,num processo gradual e permanente.
Os 12 passos que a pastoral propõe são:  Admiti, confiar, entregar, arrepender-se, confessar, renascer, reparar, professar a fé, orar e vigiar, servir, celebrar e festejar.
Se na sua paróquia ainda não há Pastoral da sobriedade e você gostaria de formar um grupo, ou se você é padre e deseja criar essa pastoral na sua paróquia, você  pode entra em contato com o senhor Eraldo pelo telefone 082-9951-8123, como também falar com o padre Reginaldo 082-9926-6872. Vamos adiante nessa luta de esperança e fé!
Pe. Reginaldo Luiz




Comentários

Postagens mais visitadas