180 ANOS DA PARÓQUIA DE SENHORA SANT’ANA – SANTANA DO IPANEMA


Com a chegada do Padre Francisco José Correia de Albuquerque em 1787, começa-se a aglomeração religiosa e social nestas plagas sertanejas difundindo a devoção à Senhora Sant’Ana por entre os moradores locais e de regiões circunvizinhas. Por causa do rio Ipanema, o povoado logo recebe o nome de Sant’Anna da Ribeira do Panema, e, posteriormente, Santana do Ipanema.
A Freguesia da Ribeira do Panema (Santana do Ipanema) foi desmembrada da Freguesia de Porto da Folha – Traipu, por meio da Lei nº 9 de 24 de fevereiro de 1836, por mérito do Padre Francisco Correia de Albuquerque que com diligência e afinco providenciou a ereção canônica. Depois do Padre Francisco, pioneiro na evangelização, dezenas de padres já passaram pela Paróquia de Senhora Sant’Ana ensinando o legado de Jesus Cristo ao povo, explicando-lhe o Santo Evangelho, e fazendo o céu acontecer no meio dos santanense e adjacências.
A Paróquia de Senhora Sant’Ana neste ano de 2016, se reuniu para comemorar a efeméride dos 180 anos de existência canônica, cuja temática para ser refletida foi “180 anos anunciando, vivenciando e celebrando as alegrias do Evangelho”. As festividades tiveram início no dia 16 de fevereiro prolongando-se até o dia 28. Ao longo desses dias, várias homenagens foram prestadas pelos santanenses que recepcionaram todas as paróquias que foram desmembradas da Paróquia de Senhora Sant’Ana. Ademais, as mesmas homenagens foram externadas à Paróquia de Nossa Senhora do Ó de Traipu, de cuja sede foi desmembrada a Freguesia da Ribeira do Panema.
Do mesmo modo, vários padres foram reverenciados ao longo das Celebrações Eucarísticas. Aqueles que já exerceram o ministério sacerdotal na Paróquia aludida, como o Monsenhor Delorizano Marques da Rocha e o Monsenhor José Nascimento. Ademais, as homenagens póstumas ao Cônego Luiz Cirilo Silva, ao Monsenhor Fernando Medeiros e ao Cônego José Bulhões. Todos foram aplaudidos pela coragem e hombridade de se dedicar ao torrão sertanejo. Além das homenagens aos padres que são santanenses, o pároco e o vigário paroquial foram vibrantemente ovacionados pelo trabalho de evangelização desenvolvido.
Nos últimos dias da festividade, aconteceu um Tríduo Eucarístico, com exposição do Santíssimo Sacramento na Igreja da Sagrada Família afim de que os fieis adorassem durante o dia, culminando com a procissão em direção à Igreja Matriz. Para o Tríduo, a Paróquia recepcionou os Bispos da Província Eclesiástica de Alagoas: Dom Valério Breda, Dom Antônio Muniz Fernandes e Dom Dulcênio Fontes de Matos.
No último dia de comemorações, Dom Dulcênio, Bispo Diocesano, encerrou os festejos dos 180 anos, ao tempo que instituiu a Paróquia de Senhora Santana como Santuário para a peregrinação do Setor Santana por ocasião do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Assim, na Matriz foi aberta a Porta Santa da Misericórdia para a passagem dos fieis. Em sua homilia, Dom Dulcênio enfatizou que a comemoração dos 180 anos é um momento de ação de graças e de bons propósitos. E, também, de cumprimentos, de agradecimento a Deus pelos sacerdotes, catequistas, leigos e leigas, irmãs religiosas que passaram por Santana do Ipanema e entregaram suas vidas pela causa do Reino de Deus.
Avante, Paróquia de Senhora Sant’Ana! Avante, Santanenses! Que Senhora Sant’Ana e São Joaquim continuem a proteger os santanenses neste torrão sertanejo, que tanto necessita de lenitivo e conforto.


Sem. José Walter – 3º ano de teologia






Comentários

Postagens mais visitadas