SETOR JUVENTUDE APRESENTA 'MISSÃO JOVEM' EM ENCONTRO DO REGIONAL NE II

       
           Nossa juventude encontrou um grande impulso depois da JMJ 2013 RJ. Este evento proporcionou um aumento, muito satisfatório, de jovens em busca de Jesus de Nazaré. Recentemente aconteceu na cidade de Pesqueira um encontro para avaliarmos e, ao mesmo tempo, projetarmos planos para esta juventude no Regional Nordeste II da CNBB (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte).
            A Diocese de Palmeira dos Índios também se encontra envolvida com esta manifestação desses jovens que, ao encontrar o Bom Samaritano, querem levar para outros esta Boa Nova. Os quatro setores da nossa igreja particular estão em organização, e alguns já bem articulados para uma missão jovem abrangendo todos os movimentos e pastorais. Neste sentido, há um novo ardor missionário sendo gerado. Um novo método, com uma maneira jovem, para jovem e por meio dos jovens. Sem excluir aqueles que nos orientam através de seu exemplo de vida. O setor Santana do Ipanema, já desenvolvendo um trabalho de missão jovem, demonstra sua capacidade de reanimar a juventude, envolvendo-a com a comunidade, estão ‘sentido ser Igreja’. O Setor Delmiro Gouveia, em articulação, mas já realizada a primeira missão jovem, busca sempre mais o ardor missionário jovem. Tal setor adquiriu, com a experiência da missão jovem, um conhecimento mais detalhado sobre sua juventude local, avante! O setor Batalha, com sua admirável juventude, também em articulação, está adquirindo conhecimento para que, junto com os outros setores, favoreça uma renovada fé a estes jovens cristãos. O setor Palmeira dos Índios já tem um plano e datas marcados para uma formação com os jovens que irão ser enviados para uma evangelização nas Paróquias, como os outros setores. Enfim, nossos setores estão em um movimento novo onde a solicitação do Documento 85 (Evangelização da Juventude, CNBB), encontra uma resposta: “A diversidade de carismas, espiritualidades e pedagogia de trabalho juvenil é para nós uma riqueza na Igreja de Jesus Cristo”.
            Não há como esquecer os diversos movimentos e pastorais que existem na nossa Diocese, como: TLC, CCC, RCC, Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do meio rural e diversos Grupos de Jovens que existem. Estes movimentos e pastorais, no seu modo de ser Igreja expressam a situação do nosso Apostolado, cada um trazendo seu método e seu carisma. Ainda não temos a comissão diocesana da juventude formada, mas, em breve, teremos tal intento realizado em nossa igreja particular.
            O Papa Bento expressou muito calorosamente o desejo do jovem em ir ‘manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem, a Igreja se apresentaria desfigurada’. A estes jovens na fé, muita força!


                     Diácono Siloel de Souza Mendonça.

Comentários

Postagens mais visitadas