CATADORAS DO LIXÃO DE DELMIRO GOUVEIA SÃO BENEFICIADAS COM FÁBRICA DE VASSOURAS DE GARRAFA PET- ECOPET

      

     Através de uma parceria articulada pela Cáritas Brasileira Regional NE2, que reúne a Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Delmiro Gouveia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de Delmiro Gouveia, está promovendo geração de trabalho e renda um grupo formado por sete catadoras de materiais recicláveis do lixão de Delmiro Gouveia a partir do Projeto da Fábrica de Vassouras Ecológicas – ECOPET.


       O projeto é uma iniciativa da Cáritas Brasileira Regional NE2 e a responsável Jurídica e pela execução é a Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios que apresentou a proposta para o Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB/Cáritas Brasileira a qual financiou a aquisição dos maquinários, equipamentos e insumos necessários para o funcionamento da fábrica de vassouras ECOPET. Para tanto a assessora Estadual da Cáritas Brasileira Regional NE2, em Alagoas, mobilizou as parcerias necessárias para que este empreendimento se concretizasse beneficiando o grupo que corajosamente retira do lixo a sua sobrevivência e de seus familiares.


        A participação dos parceiros foi fundamental para que a Fábrica de Vassouras ECOPET hoje seja uma realidade para as sete mulheres beneficiadas diretamente com esta ação solidária em vista da promoção humana e da dignidade dessas mulheres guerreiras.


     A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, através do Padre José Aparecido, assumiu junto com a Prefeitura de Delmiro Gouveia na pessoa do Prefeito Luís Carlos Costa o Termo de Cessão de Uso de uma escola desativada no bairro Craibeirinhas a qual foi cedida para a Paróquia que por sua vez disponibilizou o prédio para acolher a Fábrica de Vassouras ECOPET.


     A Secretaria do Meio Ambiente, na pessoa do Secretário Municipal Marcos Antônio Freitas tem se desdobrado no apoio ao grupo tanto em vista do fechamento do lixão como promovendo melhorias nas instalações do prédio onde está situada a fábrica de vassouras ECOPET.
        Para a capacitação do grupo a Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios contratou uma instrutora que está instruindo o grupo no manuseio dos maquinários e equipamentos e na confecção das vassouras. A Cáritas Brasileira NE 2  disponibilizará educadoras para capacitar o grupo Em Gestão de empreendimento Solidário.


        Com o fechamento dos lixões, imposto pela Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010 que determinou o fechamento dos lixões até o dia 02 de agosto de 2014, afetando milhares de trabalhadores/as da catação em todo o país. A Lei visa obrigar as prefeituras, os estados e o Distrito Federal a construírem aterros sanitários a fim de darem destino correto ao lixo que é produzido pela sociedade, porém implica também em deixar sem trabalhos muitos dos catadores que não estão organizados em cooperativas ou associações, pois a Lei 12.305/08/2010 incentiva a organização dos grupos para que sejam aproveitados prioritariamente no trabalho de seleção e reciclagem dos materiais que chegarão aos galpões construídos juntamente com os aterros sanitários.
        A Fábrica de Vassouras de garrafa PET surge como uma alternativa viável de geração de trabalho e renda ao fechamento dos lixões.


        Diante disso é que a Cáritas Brasileira Regional NE2 e a Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios que Trabalham com a Economia Popular Solidária, preocupadas com a situação dos catadores assumiu o desafio de buscar os meios necessários para a  implantação da  Fábrica de Vassouras de Garrafa PET – ECOPET, a fim de garantir trabalho e renda para o  grupo  que continua fazendo a catação na área de transbordo (Onde está sendo construído o aterro sanitário da cidade).

     A princípio o grupo continuará na catação e separação dos materiais na área de transbordo juntamente com outros/as companheiros/as três a quatro dias na semana e um dia no empreendimento fabricando as vassouras ECOPET, que serão fornecidas às prefeituras, comerciantes locais e diretamente aos consumidores.

Cáritas Diocesana










Comentários

Postagens mais visitadas