AVE CHEIA DE GRAÇA E MEDIANEIRA


        No dia sete de outubro, a Igreja celebra a festa do Santo Rosário. Nas linhas que seguem, desejo focar a oração do Rosário (ou Terço de Nossa Senhora) em nossas vidas, mostrando Maria Santíssima como Medianeira por ser a Cheia de Graça.
          É muito comum, em nossos dias, encontrarmos fiéis que manifestam com muita fé o seu amor a Maria. Em nossa Diocese, em todas as paróquias - até mesmo as que não têm Maria como padroeira-, com muito zelo, se organizam grupos de homens que têm por finalidade evangelizar as famílias através da reza do Terço. Graças a Deus, é crescente o despertar entre o sexo masculino da necessidade de evangelizar. Claro que também reconhecemos o empenho de grupos diversos que estão envolvidos na evangelização através da espiritualidade mariana, a saber: a Legião de Maria, o Apostolado da Mãe Rainha, Mulheres do Terço e outros.
          O Terço é uma devoção que jamais será esquecida pelos católicos. No dizer do Papa Leão XIII, “o Terço é a oração que desejamos ver sempre mais largamente propagada e tornar-se devoção verdadeiramente popular de todos os lugares, de todos os dias”. A recitação do Terço é recomendada a todos os fieis, pois se trata de um valor inestimável para o povo. Na verdade, quando rezamos o Terço juntamos as duas orações mais caras a Deus, o Pai-Nosso - ensinado pelo próprio Jesus - e a Ave-Maria, que saiu da boca do Arcanjo São Gabriel, o mensageiro de Deus, em louvor a Maria Santíssima, sem esquecer da participação de Isabel no encontro com a Mãe do Salvador. A Igreja reconhece essas palavras tiradas da Bíblia e, no decorrer dos séculos, vem incentivando os fiéis para que as repitam sempre como oração dirigida a Deus.
            Na oração do Terço, nós contamos com a Mediação da Virgem Santíssima. Quem nos ajuda a entender a esta materna mediação é o Concílio Vaticano II. A Constituição Dogmática “Lumen Gentium”, que deu relevo especial ao papel de Maria na Obra da Redenção e santificação, apresenta Nossa Senhora como Serva do Senhor, que em tudo foi subordinada a Ele, fazendo questão de salientar assim, a Mediação única e universal de Cristo Jesus: “Um só é o nosso Mediador segundo as palavras do Apóstolo: “Porque um só é Deus, também há um só Mediador entre Deus e o homem, o homem Cristo Jesus, que se entregou para redenção de todos” (1 Tm 2,5-6; cf. LG 60)”. Se é dessa forma, como se dá a Mediação de Maria Santíssima?
          O próprio Concílio acentuou que a cooperação e a mediação subordinadas de Maria, como das demais criaturas, na economia salvífica, dimanam da única Fonte de Mediação, que é o Salvador Jesus: “Com efeito, nenhuma criatura jamais pode ser colocada no mesmo plano do Verbo Encarnado e Redentor. Mas como o sacerdócio de Cristo é participado de vários modos seja pelos ministros seja pelo povo fiel, e como a indivisa bondade de Deus é realmente difundida nas criaturas de modos diversos, assim também a única mediação do redentor não exclui, mas suscita nas criaturas uma variada cooperação que participa de uma única fonte”. (LG 62).  Entendendo: Cristo é Mediador por direito de justiça, porque é Deus. Maria é medianeira por graça, concessão divina; sua mediação provém dos méritos infinitos do Redentor, se baseia na Dele, dele depende e aufere a força (cf. LG 60).
          O sentido da nossa fé em Maria está por ela ser a “Mãe sublime do Redentor, singularmente mais que os outros sua companheira e humilde serva” (LG 61); depois de afirmar que “Ela concebeu, gerou, nutriu o Cristo, apresentou-O ao Pai no Templo, sofreu com o Filho que morria na Cruz, cooperou de maneira singular na obra do Salvador, mediante a obediência, a fé, a esperança e a ardente caridade, para restaurar a vida sobrenatural das almas, tornando-se assim Mãe nossa na ordem da graça" (LG 61). Por isso, a Santíssima Virgem é invocada na Igreja com os títulos de Advogada, Auxiliadora, Medianeira (cf. LG 62).
          Após ter mostrado resumidamente que a Virgem é Medianeira, vejamos algumas afirmações importantes em relação ao Terço de Nossa Senhora ditas por alguns papas: “Pelo Terço todos os dias desce uma chuva de bênçãos sobre o povo cristão” (Papa Urbano IV); “Que oração oportuna para honrar a Deus e a Virgem, como afastar pra bem longe os eminentes perigos do mundo”. (Papa Sixto IV). “Propagando-se esta devoção, os cristãos entregues à meditação dos mistérios inflamados por esta oração, começarão a transformarem-se em outros homens, as trevas das heresias dissipar-se-ão e difundir-se-á a luz da fé católica” (Papa São Pio V). “Recitamos, se possível, todos os dias, o Santo Terço, tanto sozinhos como em comunidade. O Terço é uma oração simples, mas profunda e muito eficaz, também para implorar graças em favor das famílias, das comunidades e de todo mundo”. (São João Paulo II). A mesma Virgem Maria, nas suas aparições em Lourdes e em Fátima, também recomenda a récita do Terço. Em 1917, aos pastorinhos de Fátima, e a partir deles a toda cristandade, disse: "Rezai o Terço todos os dias para alcançar a paz no mundo".
          Meu desejo, prezados leitores, é que a Virgem Mãe de Deus e nossa, indicando o recurso da oração do Santo Terço, nos anime, nos alente, estimule, nos transmita energia e muita fé. Como Maria, sejamos autênticos em nossa vida de cristãos pela prática da oração.


DOM DULCÊNIO FONTES DE MATOS

Bispo da Diocese de Palmeira dos Índios.

Comentários

Postagens mais visitadas