JOVENS DO SETOR SANTANA REALIZAM O SEU DNJ


           O que move a juventude? Qual a fonte de sua alegria? Qual o seu segredo? Dom Hélder Câmara traz a resposta destas perguntas quando afirma que “O segredo de ser jovem – mesmo quando os anos passam, deixando marcas no corpo – é ter uma causa a que dedicar a vida.” A nossa causa é a do Evangelho, é o próprio Cristo. E em resposta ao seu chamado foi que no último domingo, 23 de dezembro de 2014, na cidade de Olho D'Água das Flores a juventude católica do setor Santana se reuniu para celebrar o encerramento das ações missionárias desenvolvidas ao longo deste ano. 
           Este grande encontro teve como tema: Sim à vida, não à cultura de morte! O qual se justifica pelo elevado índice de jovens assassinados no nosso estado, Alagoas e nas cidades que o constituem. Foi um grito da juventude diocesana de Palmeira dos Índios pela vida, conclamando a todos a se regubilar no Senhor.
      Após a acolhida pelos que fazem a comunidade paroquial de Santo Antônio de Pádua, tivemos a celebração da Santa Missa presidida pelo Bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos e concelebrada pelos demais padres do setor. Em sua homilia, o mesmo refletiu acerca de três pontos: a mensagem da Palavra do Senhor, o tema supracitado e o lema: Jovens, alegrai-vos no Senhor.

           Nosso pastor diocesano exortou-nos a crer no mistério da encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo,  salientando que mistério não se explica, mas se contempla. Então, contemplemos! Deus nos dá sinais que revela o Seu agir e a Sua fidelidade. O nascimento de Jesus, é vida. O próprio Cristo afirma “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14, 6). Nesse contexto, ratificou que a vida humana é uma dádiva divina que deve ser respeitada, cuidada e valorizada. E nos convocou, ainda, a anunciar a Boa Nova com alegria, alegria esta que provém de Deus. Pois como nos ensina o Papa Francisco “a alegria do evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria”. 

         O Dia Nacional da Juventude encerrou-se com arrastão pelas principais ruas de Olho D'Água das Flores, animado pela Banda local, Trindade, seguido do show católico com os DDD's – Doidin de Deus. 

          Por fim, deixo-vos a exortação do Papa Francisco a você jovem: "Coragem, avante! Façam barulho, hein? Onde estão os jovens deve haver barulho. Na vida existem pessoas que lhes farão propostas para coibir, para bloquear seu caminho. Por favor, caminhem contracorrente. Sejam corajosos, destemidos. Quando lhes disserem, tome um pouco de álcool, um pouco de droga, digam não. Caminhem contra essa civilização que está fazendo tanto mal. Isso significa fazer barulho. Vão em frente com os valores da beleza, bondade e verdade". 

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Edivânia Alves de Oliveira
Paróquia de São Cristóvão
Santana do Ipanema – AL







Comentários

Postagens mais visitadas