Cáritas Diocesana apresenta resultados do Programa de Convivência com o Semiárido ao Bispo Diocesano.

  

      No último dia 07 de janeiro, na sede da Cáritas Diocesana a equipe reuniu–se com o bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos e o Padre Ediberto, Ecônomo da Diocese com a finalidade de apresentar o relatório de execução física e financeira dos projetos P1MC e P1+2 executados pela Cáritas nas comunidades rurais de Igaci,  Cacimbinhas, Inhapi, Mata Grande e Palmeira dos Índios.

        O Projeto P1MC é financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o P1+2 é financiado pela Fundação Banco do Brasil, os quais realizaram parcerias com a ASA-Brasil que por sua vez selecionou Entidades da Sociedade Civil (UGs) para execução dos projetos. Tendo iniciado em março de 2014 os referidos projetos encerram-se em março de 2015.

    Para executar estes projetos a Cáritas formou equipes técnicas através da contratação de 17 técnicos/as, a maioria jovens, que tiveram a sua primeira oportunidade de emprego.




     As ações são voltadas à implementação de cisternas de consumo humano com capacidade de armazenamento de 16m³ de água de chuva para a família beber e cozinhar, proporcionando às famílias o acesso a água de qualidade e em quantidade suficiente para o período de estiagem que normalmente na região é de 8 meses. Cisternas com capacidade de estocar  52m³ de água para a produção de alimentos na perspectiva da garantia da segurança alimentar e nutricional das famílias bem como a geração de renda através da comercialização solidária do excedente da produção. Para que as famílias tenham acesso a esses benefícios elas precisam participar dos cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), Curso de Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA) e do Curso de Sistema de Manejo de água para Irrigação (SISMA); e estejam cadastradas no Programa Bolsa Família.
       Com o P1MC (Cisternas para consumo Humano) a Cáritas está beneficiando 1.291 famílias, sendo mil famílias em Igaci e 291 em Cacimbinhas. Até 31/12/2014  foram construídas 729 cisternas nas comunidades rurais de Igaci; Foram mobilizadas, cadastradas  e Capacitadas em GRH 1.291 pessoas:  mil em Igaci e 291 em Cacimbinhas com a realização de 45 Cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos; capacitamos 20 agricultores pedreiros, realizamos um encontro microrregional e  02 capacitações com as comissões municipais com a participação de 62 pessoas.


       Com o P1+2 (cisternas para produção de alimentos) o projeto está atendendo 300 famílias das comunidades rurais de Mata Grande, Inhapi e Cacimbinhas. 300 famílias foram mobilizadas, cadastradas e capacitadas em GAPA  e 200 famílias capacitadas em SISMA. Foram realizados no total 13 GAPAS e 09 SISMAS; capacitados 20 agricultores pedreiros; realizados 02 intercâmbio entre agricultores e agricultoras com a participação de 38 pessoas para conhecer experiências de produção de feno no Sítio Lagoa dos Patos em Delmiro Gouveia desenvolvida pelo agricultor José Ferreire Lima, conhecido por Bilú e a experiência de biodigestor (produção de gás de cozinha a partir do aproveitamento do esterco do gado) desenvolvida pela Cáritas Diocesana de Caruaru, no sítio Japecanga, em Caruaru/PE.  Foram Construídas 50 Cisternas Calçadão e 50 de enxurrada em Mata Grande e 30 cisternas calçadão e 22 de enxurrada no Inhapi. Em Cacimbinhas já foram iniciadas as escavações para a construção das 100 cisternas destinadas para o município.  Foram sistematizadas 05 experiências de agricultores e agricultoras e impressos 6 boletins intitulado “O Candeeiro” através de 6 mil impressos.


        Em Palmeira dos Índios o projeto em parceria com a SEAGRI-Secretaria de Estado e de Desenvolvimento Agrário, a Cáritas Diocesana mobilizou e cadastrou 267 famílias; construiu 67 cisternas calçadão, capacitou em GAPA 220 agricultores/as, desses 61 pessoas tiveram capacitação em SISMA. 20 agricultores pedreiros foram capacitados para a construção das cisternas.
         Este projeto também é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Governo Federal e assim como os outros são destinados às famílias de baixa renda residentes na zona rural, com dificuldades de acesso a água para consumo humano e para a produção de alimentos.
Estas são algumas das ações sociais que a Diocese de Palmeira dos Índios, através da Cáritas Diocesana está desenvolvendo nos Municípios (Paróquias) situadas no território da Diocese visando transformar a realidade das comunidades da região semiárida na perspectiva da promoção da vida, da dignidade humana e da  emancipação das famílias envolvidas.

         No dia 24 de janeiro acontecerá a inauguração das cisternas na comunidade de Colônia Agrícola em Igaci, às 15h30, com a Celebração da Missa por Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo da Diocese de Palmeira dos Índios. 

Por Maria Mafra – Articuladora da Caritas  Regional NE 2-CDPI

Comentários

Postagens mais visitadas