DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS ACOLHE LANÇAMENTO REGIONAL DA CF/2015


Com o Lema: “Eu vim para Servir” (cf. Mc 10,45) e o Tema: Fraternidade: Igreja e Sociedade, a Igreja no Brasil, como faz desde 1973, lança mais uma edição da Campanha da Fraternidade 2015. A Diocese de Palmeira dos Índios acolheu com muita fé, alegria e entusiasmo o lançamento regional da Campanha da Fraternidade/2015 que contou com a realização de diversas atividades na Diocese sendo durante os dias 19 a 21 de fevereiro sede do Episcopado das 21 dioceses que compõem o Regional NE2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
O Tempo da Quaresma é tempo de Conversão pessoal, comunitária e social. A Campanha da Fraternidade 2015 nos convida a refletir, meditar e rezar a relação entre Igreja e Sociedade. A Campanha vai ajudar-nos a “aprofundar à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para edificação do Reino de Deus” (Objetivo geral da CF 2015/Texto Base CF/2015).
Lembrando as palavras do Papa Francisco, no dia 02 de fevereiro, na sua mensagem sobre a Campanha da Fraternidade 2015: “De fato a Igreja  - comunidade congregada por aqueles que crendo, voltam o seu olhar a Jesus, autor da salvação e princípio da unidade (Const.Dogmática Lumen gentiun, 3), não pode ser indiferente às necessidades daqueles que estão ao seu redor, pois, as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo (Const. Pastoral Gaudiun et apes, 1)”.
A Campanha da Fraternidade deste ano será uma oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana, visando despertar e nutrir o espírito comunitário e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum, educando para a vida fraterna, a justiça e a caridade, exigências éticas centrais do Evangelho (Texto base da CF 2015).
O evento foi marcado por diversas atividades iniciando com a reunião do Conselho Episcopal Regional – CONSER que reuniu os arcebispos e bispos das 21 arquidioceses e dioceses do Regional Nordeste II da CNBB - Conselho Nacional dos Bispos do Brasil nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Centro de Treinamento de Pastoral PIO XII.
A mesa Redonda, realizada no dia 20, no auditório do Centro de Treinamento de Pastoral PIO XII reuniu mais de 200 pessoas Clero e leigos, representantes da sociedade e autoridades municipais para aprofundar o tema da Campanha. Sob a coordenação do Padre Leandro, a mesa foi formada e Dom Dulcênio, bispo anfitrião, acolheu os presentes, ao mesmo tempo que, enfatizando a importância de aprofundarmos o Tema da Campanha: Fraternidade: Igreja e Sociedade, e  agradecendo a participação de todos. Convidado para palestrar sobre o tema da CF2015, o Professor de História da UFAL, Dr. Alberto Vivar Flores apresentou uma abordagem geral com foco na situação atual e no que se espera de uma atuação missionária, evangelizadora e concreta na vida das pessoas. Já o professor mestre em Teologia, José Antônio Faro participou acrescentando conteúdos que contribuiu para o aprofundamento do debate. Após as exposições dos palestrantes a plenária fez intervenções enriquecendo os trabalhos da mesa.
O marco da abertura da Campanha da Fraternidade 2015 aconteceu no dia 21 de fevereiro, no Ginásio Poliesportivo Enéias Simplício, no Bairro São Francisco, com a grandiosa Celebração Eucarística, recebendo as comunidades paroquiais da Diocese de Palmeira dos Índios, e acolhendo padres e leigos das dioceses de Maceió e Penedo, bem como das paróquias das arquidioceses e dioceses dos Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, reunindo 3.500 pessoas num clima de muita fé e alegria, a abertura da Campanha da Fraternidade em Palmeira dos Índios foi um momento histórico vivenciado na Província de Alagoas, sob a coordenação dos Padres Wendel Assunção (coordenador Diocesano de Campanhas), Antônio de Melo (Motinha), Clejean, José da Silva (Coordenador Diocesano das Pastorais Sociais) e Padre Antônio de Pádua, logo na entrada a homenagem aos estados do Regional Nordeste II com bandeiras dos quatro estados e a  representação teatral apresentada pelos jovens do TLC (Treinamento de  Lideranças Cristãs) trazendo  personagens significativos da vida do povo católico nordestino.
Os Mártires de Cunhaú e Uruaçu lembrando a chacina ocorrida no Rio Grande do Norte por ocasião da Colonização do Brasil pelos holandeses calvinistas homenageou o Estado/província do Rio Grande do Norte.
O Estado/província da Paraíba foi homenageado com a memória marcante de Padre Ibiapina, missionário católico que muito fez pelo povo nordestino durante suas missões evangelizadoras pelo interior do Nordeste, ensinando técnicas agrícolas aos sertanejos, construindo casas de caridade, igrejas, capelas, cemitérios, cacimbas d’água e açudes.
Dom Hélder Câmara, representante máximo do Estado/Província de Pernambuco, Arcebispo de Olinda e Recife, foi um grande defensor dos direitos humanos durante o regime militar brasileiro, pregava uma igreja simples, voltada para os pobres e a não violência. Articulador e fundador da CNBB e da Cáritas Brasileira entre outras não menos importantes iniciativas.
O Estado/Província de Alagoas trouxe para alegria geral a personificação de Frei Damião, missionário capuchinho, muito querido pelo povo católico alagoano. Foi um grande disseminador das “Santas Missões” pelo interior do Nordeste.
As comunidades paroquiais da Diocese de Palmeira dos Índios, seguindo como modelo as festas populares, trouxeram os seus padroeiros acompanhados por uma banda de pífano jovem, num resgate histórico da religiosidade popular com sua fé que lhe dá a força que os impele para a luta e vencer as dificuldades da pobreza, da fome, da sede, da miséria, do descaso e da dor. Nossa Senhora Amparo, padroeira da Diocese de Palmeira dos Índios, acompanhou os romeiros, merecendo lugar de destaque durante a celebração. Estes foram momentos de muita simbologia da vida do povo enriquecendo e embelezando a abertura da celebração, o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2015, neste momento histórico da Província de Alagoas. A Santa Missa presidida por Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife e presidente do Regional NE II da CNBB, e concelebrada pelos demais arcebispos do regional NE II. A Homilia feita por Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo da Diocese de Palmeira dos Índios e anfitrião, destacou a importância da Campanha da Fraternidade para uma mudança de atitude da igreja frente aos desafios da sociedade atual, exigindo do clero e dos leigos o engajamento para uma ação evangelizadora missionária comprometida com os pobres assim como ensina o Concílio Ecumênico Vaticano II. Dom Dulcênio conclamou com muita emoção a porção do povo de Deus, dizendo: “Meus irmãos e irmãs, todo amor nasce de Deus, aponta para Ele e volta para Ele”. O amor de Deus, eloquentemente, é manifestado no mistério da cruz de Cristo. “Que a partir deste tempo especial da Quaresma, na vivência do seu triplo – oração, penitência, esmola – procuremos imitar os sentimentos do Senhor, buscando construir um mundo mais repleto de Sua graça, como servidores de Cristo na verdade do seu Evangelho”.
Ao fim da Celebração Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo da Diocese de Guarabira (PB) e secretário do Regional NE II da CNBB e bispo referencial das Campanhas, apresentou os sacerdotes responsáveis pelas campanhas da CNBB em cada uma das 21 Dioceses. Dom Eraldo, bispo da Diocese de Patos (PB) recebeu de Dom Lucena a responsabilidade de acolher  a Abertura da CF/2016.
Padre Wendel Assunção, Pároco da cidade de Paulo Jacinto e Coordenador Diocesano das Campanhas, e um dos coordenadores do evento, apresentou com muita emoção, humildade e alegria os agradecimentos a todos que contribuíram para o sucesso do lançamento regional da Campanha da Fraternidade 2015 em Palmeira dos Índios. Encerrando este momento grandioso da celebração os 21 bispos receberam das mãos de 21 jovens  um quadro contendo o brasão de cada diocese, lembrança e homenagem da Diocese de Palmeira dos Índios que durante estes dias foi cenário de um momento histórico do episcopado de Dom Dulcênio Fontes de Matos que não poupou esforços para a realização deste evento na sua Diocese.
A Paróquia de São Sebastião de Palmeira dos Índios abriu suas portas para receber os visitantes que vieram das demais Dioceses e paróquias do interior oferecendo a hospedagem solidária nas famílias e ainda montando quatro centrais para servir alimentação para as pessoas que vieram dos lugares mais distantes. Mais de 600 pessoas foram alimentadas pela solidariedade e partilha dos paroquianos de São Sebastião de Palmeira dos Índios.

Por Maria Aparecida Mafra Alves
Articuladora estadual da Cáritas Brasileira NE 2

Coordenadora Institucional da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios

Comentários

Postagens mais visitadas