CONVIVÊNCIA DOS RESPONSÁVEIS DAS COMUNIDADES NEOCATECUMENAIS DE ALAGOAS E SERGIPE


Nos dia 16 e 17 de Maio de 2015 foi realizada, no Centro Diocesano de Pastoral Pio XII em Palmeira dos Índios- AL, uma Convivência com os Responsáveis das Comunidades Neocatecumenais de Alagoas e Sergipe provenientes das cidades de Arapiraca, Campo Alegre, Santana do Ipanema, Aracaju e Propriá. A Convivência foi conduzida pela equipe Itinerante do Caminho Neocatecumenal de Alagoas e Sergipe: Flavio e Cleide, Lourival, Mateus. Os Participantes foram Saudados por Dom Dulcênio e a Eucaristia foi Presidida pelo Pe. Leandro Melo.
A natureza do Caminho Neocatecumenal foi definida por São João Paulo II, quando escreveu: “Reconheço o Caminho Neocatecumenal como um itinerário de formação católica, válido para a sociedade e para os tempos atuais” (Epist. Ogniqualvolta, 30 de Agosto de 1990: AAS 82 [1990], 1515). 
O Caminho Neocatecumenal está a serviço do Bispo como uma das modalidades de realização diocesana da iniciação cristã e da educação permanente à fé. (Estatuto do Caminho Neocatecumenal, Art.1º,§2º).
Em 06 de Março de 2015, no DISCURSO DO PAPA FRANCISCO AOS MEMBROS DO CAMINHO NEOCATECUMENAL disse: “E eu hoje confirmo a vossa chamada, apoio a vossa missão e abençoo o vosso carisma”.
“Sinto-me particularmente contente porque esta vossa missão se realiza graças às famílias cristãs que, reunidas numa comunidade, têm a missão de dar sinais da fé que atraem os homens para a beleza do Evangelho, segundo as palavras de Cristo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei; disto saberão que sois meus discípulos” (cf.Jo13, 34), e “sede um só e o mundo acreditará” (cf.Jo17, 21).
 “O Caminho baseia-se naquelas três dimensões da Igreja que são a Palavra, a Liturgia e a Comunidade. Por isso, a escuta obediente e constante da Palavra de Deus; a celebração eucarística em pequenas comunidades depois das primeiras vésperas do domingo, a celebração das laudes em família aos domingos com todos os filhos e a partilha da própria fé com outros irmãos estão na origem dos tantos dons que o Senhor vos concedeu, assim como as numerosas vocações ao presbiterado e à vida consagrada. Ver tudo isto é de grande consolação, porque confirma que o Espírito de Deus está vivo e ativo na sua Igreja, também hoje, e que corresponde às necessidades do homem moderno”.
“Em diversas ocasiões insisti sobre a necessidade que a Igreja tem de passar de uma pastoral de simples conservação para uma pastoral decididamente missionária (cf. Exort. ap. Evangelii gaudium, 15)”.

“Quanta alegria nos dais com a vossa presença e com a vossa atividade!” — disse-vos o beato Papa Paulo VI na primeira audiência convosco (8 de Maio de 1974):  Insegnamenti di Paolo VI, XII [1974], 407). “Também eu faço minhas estas palavras e encorajo-vos a ir em frente, confiando-vos à Santa Virgem Maria que inspirou o Caminho Neocatecumenal. Que ela interceda por vós diante do seu Filho divino”. (Papa Francisco, Sala Paulo VI, 06 de Março de 2016).

Flávio e Cleide e Equipe



Comentários

Postagens mais visitadas