SANTA MISSA E INAUGURAÇÃO DE CISTERNAS EM MATA GRANDE


Em meio a grande emoção e alegria, as Cem famílias de Mata Grande- AL beneficiadas pelo Projeto “Uma Terra e Duas Águas” (P1+2), executado pela Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a ASA, se reuniram no domingo passado, 17 de maio, para celebrar Missa de Ação de Graças pelos benefícios conquistados.
A Celebração aconteceu na Comunidade de Lagoa do Copo, zona rural do Município de Mata Grande, reunindo as famílias beneficiadas das comunidades de Pedra Miúda, Xexéu, Angical, Cafundó, Ouricuri, União e Lagoa do Copo; os Agentes da Cáritas Diocesana, o Padre Gilberto, presidente da celebração da Santa Missa e seus auxiliares, os quais se confraternizaram com a inauguração das tecnologias sociais implantadas nestas comunidades e que têm a finalidade de estocar água para produção de alimentos.
Na Homilia Padre Gilberto lembrou o apóstolo incrédulo fazendo uma alegoria exortou às pessoas: Vocês não acreditavam que as cisternas viriam, mas elas estão aqui. Após a Missa o padre aspergiu os presentes com água da cisterna previamente abençoada.
Eleonora, liderança comunitária e beneficiária, a professora da Escola da Comunidade Maria Brandão juntamente com o agricultor/pedreiro e beneficiário Sr. Luiz deram depoimentos emocionados diante das perspectivas a partir deste projeto poderem produzir alimentos saudáveis, os quais garantirão a segurança alimentar das famílias a partir das mudanças de hábitos alimentares e do reaprender a produzir os próprios  alimentos, prática que se perdeu ao longo do tempo com as constantes estiagens e a introdução da pecuária de grande porte na região.


A presidente da Cáritas, dona Maria do Carmo, na sua fala lembrou a necessidade de organização e participação da Comunidade enquanto primícias para a conquista dos direitos.
Foram construídas 50 cisternas de enxurrada e 50 cisternas calçadão, todas com capacidade de armazenar 52 m³ litros de água que será utilizada pelas famílias para o plantio de hortas, plantas medicinais, legumes, fruteiras e ainda matar a sede dos pequenos animais no período mais crítico do verão.
Além das cisternas as famílias receberam os caráteres produtivos contendo: suínos, ovelhas, sementes de hortaliças e legumes, mudas de fruteiras e materiais de infraestrutura: kits de produção de hortas, arame farpado, sombride e telas de galinheiro.
A comunidade, num grande espírito de partilha e solidariedade ofereceu lanche com uma mesa bastante farta e diversificada, cantando parabéns para as famílias, mães e aniversariantes do mês numa alegria que contagiou a todos.
Esta é mais uma ação social da Diocese de Palmeira dos Índios junto às famílias de agricultores/as que sofrem com as condições adversas do clima e pelo descaso das autoridades constituídas. Estas ações visam promover a vida, resgatar a dignidade humana e a cidadania das famílias que lutam dia após dia por melhores condições de vida e que só não perdem a esperança porque têm fé em Deus.


Por Maria Mafra – Articuladora Estadual da Cáritas Brasileira NE 2/CDPI










Comentários

Postagens mais visitadas