CAMINHADA COMUNITÁRIA COM CRISTO: UM BEM PARA A IGREJA

 
Dom Dulcênio Fontes de Matos
Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios
 
Prezados leitores.
          A Igreja, no decorrer dos séculos, destaca-se por sua jovialidade, assumindo as feições do Cristo que, com a novidade do seu Evangelho, contagia a todos. Por sermos nela congregados, esta juventude também se achega a nós. Esta é fisionomia do cristão, pois não envelhece o coração daquele que ama a Jesus. Imaginemos, portanto, esta jovialidade tipicamente cristã aliada com a alegria da juventude cronológica da idade primaveril. Que bela e harmoniosa conjugação que nos remete às palavras do Salmo 42,4: “Subirei ao altar de Deus que alegra a minha juventude”!
        Os jovens sempre estiveram na dianteira das preocupações da Igreja porque expressam com as suas vidas engajadas à causa do Evangelho a vitalidade da Esposa de Cristo. Principalmente nos últimos anos, o olhar da Igreja – por meio dos seus pastores – se volta em especial para a juventude por dois motivos básicos: 1) Pela via da esperança: vemos nos jovens comprometidos com a sua fé a continuidade do trabalho que remonta aos Apóstolos; logo, o jovem a serviço de Cristo, contagiado pela Sua alegria divina, é uma exigência para o nosso difícil hoje, tal como expressou o Papa Bento XVI em sua visita ao Brasil: “Vós, jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem, a Igreja se apresentaria desfigurada. […] Eu vos envio para a grande missão de evangelizar os jovens, que andam por esse mundo como ovelhas sem Pastor. Sede os apóstolos dos jovens”; 2) Pela via da apreensão: quantas vidas jovens ceifadas por tantos desafios e situações catastróficas e absurdas que ameaçam a alegria da juventude. Ao conhecer um pouco da história do movimento “Caminhada Comunitária com Cristo” (CCC), creio que estas foram as motivações pelas quais o Monsenhor Josevel Mendes sentiu-se inspirado para a pensar e propagar este belo movimento nascido em nossa Diocese.
           As experiências que os nossos jovens fazem desde 1985 no CCC são tão fortes que a cidade-berço deste movimento não se conteve e atraiu para si jovens oriundos de tantas cidades circunvizinhas para a agradabilíssima novidade que somente o Cristo traz e nos oferece. Hoje, trinta anos após a moção primordial do Padre Josevel, o CCC encontra-se em tantas outras paróquias, atuando com veemência no seio de nossas comunidades, apresentando a sempre jovialidade de Cristo que se comunica aos jovens e por meio deles aos demais, fazendo-os portadores de sua Graça.
           Assim sendo, agradeço, como Bispo, a Deus pela joia que é o CCC para a nossa Diocese. Sou grato imensamente ao Monsenhor Josevel Mendes pela sua acuidade para com os nossos jovens. Enfim, agradeço a tantos que, em sua vida, durante estes trinta anos do movimento CCC, deixaram-se tocar e apanhar pela jovialidade de Cristo que palpita em nosso ser.

Comentários

Postagens mais visitadas