POSSE CANÔNICA DO PE. CRISTIANO ABÍLIO EM SÃO JOSÉ DA TAPERA-AL


No dia 28 de agosto, dia em que a Igreja celebrou a memória litúrgica de Santo Agostinho, Bispo e Doutor da Igreja, na Igreja de Matriz de São José da Tapera- AL, Sua Excelência Reverendíssima, Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, concedeu a posse canônica ao Reverendíssimo Padre Cristiano Abílio da Silva como pároco, e ao Reverendíssimo Padre Rosevaldo Caldeiras de Souza como vigário da referida paróquia.
A santa missa teve seu início como de costume. Após a saudação inicial feita pelo presidente da celebração, o Vigário Geral da Diocese, Pe. Hélio Pereira, leu as provisões canônicas do pároco e do vigário paroquial diante de toda assembléia. Em seguida, Pe. Cristiano fez sua profissão de fé.
Em sua homília, Dom Dulcênio exortou aos que se fizeram presentes a terem uma vida voltada para Deus: “tudo que realizarmos seja feito por amor a Deus e Ele nos dará a recompensa”. Depois, Dom Dulcênio direcionou-se particularmente ao novo pároco e ao vigário paroquial: “Sua vida, Pe. Cristiano, tem de ser uma lâmpada acesa, que brilhe com a luz da fé; para que essa luz esteja sempre luminosa, será preciso que você possua e armazene boa quantidade de azeite da piedade e da misericórdia com seu irmão no sacerdócio, Pe. Rosevaldo e com o povo que o Senhor lhe confia a partir de hoje.
Terminada a homília deu-se prosseguimento a rito de posse, Pe. Cristiano fez a renovação de suas promessas sacerdotais, em seguida Dom Dulcênio, confiando ao novo pároco o pastoreio daquela comunidade lhe entregou as chaves da igreja, as chaves do Sacrário, os Santos Óleos com que serão concedidos os batismos, a estola roxa para execução do sacramento da penitência. Logo após, Pe. Cristiano fez seu juramento de fidelidade diante do Bispo. Depois a celebração prosseguiu ordinariamente.
Por fim, um dos novos paroquianos dirigiu a palavra agradecendo ao antigo vigário paroquial, Pe. Siloel de Souza Mendonça pela sua vida de doação e cuidado com as ovelhas do rebanho daquela paróquia, também agradeceu ao Pe. Rosevaldo que durante vários anos assumiu como pároco o pastoreio do povo sertanejo daquela cidade, e por último ao novo pároco, acolhendo e agradecendo por atender ao chamado de Deus através do Bispo diocesano que o empossou. Ao fim, Pe. Cristiano agradeceu a acolhida do seu novo rebanho e colocou-se à disposição de todos, para junto com seu vigário e todo o rebanho, unidos entrarem, um dia, no banquete das bodas do reino.


Seminarista Aderval Rodrigues Ferreira – 2º ano de Filosofia









Comentários