UM CAMINHO PARA AS VIRTUDES


Padre Marcos André Menezes dos Santos

Todos sabemos: é próprio do ser humano buscar crescer e adquirir virtudes; entretanto, não é procurando o mais fácil, nem o mais cômodo, nem o menos laborioso que poderemos desenvolver talentos, lapidar temperamentos, fazer progressos, aperfeiçoar nessa ou naquela matéria, terminar esta ou aquela obra começada. Às vezes, precisamos ir por caminhos que não conhecemos e dos quais não gostamos. Isso era o que entendia, já no século XVI, São João da cruz (cf. Obras Completas. São Paulo: Vozes, pp. 89.109.121), que celebraremos no próximo dia 14 de dezembro. O santo ensinava que, para agir virilmente e, com constância, adquirir logo as virtudes, seria útil e proveitoso, para o homem virtuoso, que buscasse inclinar sempre não ao mais fácil, mas ao mais dificultoso; não ao mais saboroso, mas ao mais insípido; não ao mais gostoso, mas ao insosso; inclinar-se não ao que é ocioso, mas ao mais trabalhoso; não ao mais, mas ao menos; e não andar escolhendo o que é menos cruz. De tal modo que o caminho da virtude, dos talentos, do aperfeiçoamento, do terminar aquilo que se começou é aquele que exige de nós esforço, luta, labor e dedicação, sem os quais não se vai para lugar algum.
Santo Agostinho já falava na sua obra A Cidade de Deus (cf. Livro II, capítulo I) que aquele seu livro era fruto de suas vigílias, sem as quais não haveria livros escritos. Já Santa Teresa de Ávila, em sua obra Castelo Interior (cf. Quintas Moradas, capítulo 4,§ 6), comenta acerca de certas pessoas que ela conheceu e que prontamente iam adiantadas em virtudes, mas que decaíram, só porque não se esforçaram e não foram perseverantes no caminho. Na própria Sagrada Escritura, é conhecida a parábola dos talentos (cf. Mt 25,14-30; Lc 19, 11-27) na qual o Senhor elogia os que fizeram render o que receberam, enquanto desaprova aquele que foi medroso e preguiçoso.
Portanto, todo talento é fruto de esforços. E para nós não nos faltam ocasiões de desenvolvê-los. Em Lucas 21,13 é dito que os discípulos passariam por ocasião de dar testemunho. Também não nos faltam ocasiões de aperfeiçoarmo-nos em nossas virtudes; às vezes, no sentido de nos resguardar e de evitar certas ocasiões, como não acompanhar certas conversas ou vis comentários; em outras, podemos testemunhar a nossa fé, exercer a bondade, a mansidão, o autodomínio, a humildade, a moderação. Há certamente ocasiões e boas e frutuosas para crescer profissionalmente. Portanto, não se incline nem ao mais fácil nem ao mais cômodo em sua caminhada, siga, porém o seu caminho virtuoso, pelo mais dificultoso, pelo mais árduo, que poderá tornar-se mais doce e suave, quando seguido por, com e em Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas