MENSAGEM DO PADRE THIAGO HENRIQUE AO SAUDOSO MONSENHOR ODILON


“Estou melhor do que mereço!”
Todos os que conviveram com Mons. Odilon já ouviram, pelo menos uma vez, essas palavras… E essas foram as palavras que vieram ao meu coração quando, nesta manhã de 05 de dezembro, fui comunicado de seu falecimento. E, digo a vocês, que nunca como hoje, essa resposta do monsenhor, fez tanto sentido! Palavras simples, um ditado antigo, que hoje ressoam na vida de homem que fechou seus olhos neste mundo para abri-los na eternidade. Como se, nesta manhã, o Senhor Deus que o chamou lhe perguntasse meio que sorrindo: Odilon, como vai? E aquela mesma resposta lhe fosse dirigida: meu Senhor, estou melhor do que mereço…
É assim a vida de um homem consciente de si mesmo e consciente do mistério que o envolve e que o espera. Essa resposta brincalhona de Mons. Odilon esconde, na verdade, uma teologia e uma profunda confiança na forma como Deus lida com as imperfeições e quedas humanas. Se olharmos para nossa vida - cada um para a sua -, de forma honesta e iluminada pela Palavra de Deus, facilmente perceberemos que essa verdade se faz presente em cada cantinho do nosso ser, em cada decisão que tomamos, em cada consequência de vida que encaramos… pois, Senhor, ''se levardes em conta nossas faltas, quem haverá subsistir?'' (Sl 129).
Monsenhor Odilon entendeu isso! Ele entendeu que nosso Deus faz tudo para nos salvar, que em tudo se faz presente e que em cada situação, em cada angústia, em cada dor, em cada saudade, em cada doença, em cada dificuldade, em cada solidão, em cada fim ou começo, sempre nos concede mais do que merecemos… porque Ele é bom e nos ama. Mas, mesmo que saibamos entender esse aspecto impressionante da ação de Deus para conosco, isto sempre será um mistério, pois nos introduz não só na forma de Deus agir, mas no seu próprio coração…
Um coração que sempre nos acompanha cheio de ternura e certeza de que não quer nos perder e, por isso, desce do céu e se faz homem, insiste conosco, nos ensina, percorre caminhos fazendo o bem… morre por nós e nos abre as postas da Eternidade… Um coração que em nossos caminhos de vida vai tendo paciência conosco, vai nos dando novas oportunidades, novos meios de acertar, de fazer diferente, de reparar, de amar… Assim, vai nos dando fazer parte de Seu mistério, de sua Vida… e isso, com certeza, é mais do que merecemos!
Foi esse Coração de Deus que Mons. Odilon revelou pra nós em suas pregações, em suas incansáveis andanças pelo bem de tantos de nós, que Deus confiou aos seus cuidados. Ele foi entendendo com sua vida aquilo que já sabia com sua fé. Fé católica pela qual viveu e ensinou a viver. Quantas vezes, por suas mãos, Deus não nos deu mais do que merecíamos? A Eucaristia, o perdão dos pecados, a Unção, as bênçãos matrimoniais, a água do batismo… Quantas vezes Deus não nos falou por sua voz, por seu exemplo ou por seu silêncio ou por suas lágrimas? E por tudo que ele nos fez, sabemos que Mons. Odilon merece muito! Muito mesmo!
Em tudo isso, Odilon ia aprendendo a ouvir a Voz dAquele que o chamou à existência, a ser padre, a dar a vida pelo rebanho e a fazer tanto bem por onde passou. Voz que hoje lhe foi dirigida sem intermédio de ninguém… Voz que da eternidade se fez ouvir hoje, durante a madrugada, e que mais uma vez chamou Odilon… mas dessa vez para a Páscoa, a passagem, a hora verdadeira de sua vida… Voz doce, terna, segura e bem conhecida que fez, naquele chamado, se fecharem para este mundo os olhos de um homem que sempre vislumbrou o infinito de Deus… e os abriu para a eternidade… e como nos ensinou o monsenhor: ''a eternidade, o céu é Deus e Deus é a felicidade''!
Não podemos mais nos encontrar com ele pelo resto das nossas vidas neste mundo, é verdade… Mas carregamos conosco não só as lembranças, mas muitos frutos das sementes que ele plantou em nossas almas quando nos deu mais do que merecíamos… e por isso somos gratos. Gratos ao Mons. Odilon que, na sua busca de Deus, nos fez de Deus. Mas, gratos também Deus que nos deu um pároco, um pastor, um amigo, um pai que só por ser quem foi… quem é na eternidade… é muito mais do que merecemos.
A Deus nossa oração por tão grande homem! Que seja conduzido à presença do Altíssimo com a mesma confiança com a qual viveu sua vida… confiança na misericórdia, na fidelidade e no amor de Deus… Que seja ele acolhido no festim dos eleitos, introduzido na eternidade de Deus e em Sua felicidade, conforme nos ensinou a desejar e a buscar.
Hoje, é essa nossa oração e nossos sentimentos. Uma saudade que começa a tomar conta de nossos corações ao lembrarmos que não mais veremos o monsenhor, nem ouviremos suas histórias - sérias ou engraçadas - ou mesmo seu sorriso… Mas podemos hoje perguntar a Deus, como que em mais um momento descontraído - como era comum no convívio com Odilon -, e dizer: Senhor, como vai o Mons. Odilon na eternidade? E certamente o Senhor Deus nos diria, meio que sorrindo: ''Se preocupem não!'' Está com a Mãe do Amparo… e, mesmo tendo feito por muito merecer durante a vida, está como sempre disse: muito melhor do que merece!
Saudades, reconhecimentos e profundo amor filial… Até a eternidade!

Pe. Thiago Henrique Soares Pintos Tavares

Roma, 05 de dezembro de 2015

Comentários

Postagens mais visitadas