BISPOS DO BRASIL NA ÁFRICA


Dom Edvaldo G. Amaral (*)

De grande proveito cultural-religioso e muito interessante sob o ponto de vista pastoral foi a visita, que oito bispos do Nordeste fizemos nos dias 16 a 22 de janeiro último  ao arquipélago de Cabo Verde, por generosa oferta do fundador e presidente da comunidade nova, Obra de Maria, o sr. Gilberto Barbosa, também membro do Pontifício Conselho para os Leigos. Os bispos  éramos: Dom Fernando Saburido, de Olinda e Recife, seu auxiliar D. Antônio Tourinho, D. Aldo Pagotto, da Paraíba, D. Dulcênio de Matos, de Palmeira dos Índios, D. Francisco Lucena, de Guarabira-Paraíba e três eméritos, D. Genival de Carvalho, D. Severino de França e este articulista. Acompanhava-nos o secretário do Regional Nordeste 2 da CNBB, Pe. Agenor Guedes Filho.
O arquipélago fica pouco acima do Equador na altura do Senegal, no continente afriacano. Foi colonizado pelos portugueses na época dos Descobrimentos. Hoje é república com regime parlamentarista especial, como nos explicou o Primeiro Ministro, porque cabe também ao Presidente da República demitir o Chefe do Governo  e  não somente ao Parlamento, como é próprio da maioria dos regimes parlamentaristas. Cabo Verde compreende nove ilhas, divididas em dois grupos, como são denominadas pelos ventos que sopram do oceano: 1º - Ilhas do Barlavento: Santo Antão, S. Nicolau, S. Luzia,  S. Vicente - notem os  nomes todos de santos, demonstração da colonização católica portuguesa - e a Ilha do Sal, conhecida entre nós, do tempo em que os aviões não tinham autonomia de vôo entre Recife e Lisboa e, obrigatoriamente, pousavam naquela ilha, para se reabastecerem de combustível e os passageiros podiam fazer rápida visita à ilha. O 2º grupo é constituído pelas ilhas do Sotavento: Maio,  Fogo, Brava e Santiago, com a capital Cidade da Praia, com cerca de 82.000 habitantes. É sede de uma das duas dioceses, cujo bispo é o Cardeal Arlindo Furtado, criado pelo Papa Francisco na última turma de cardeais, a primeira do atual  Pontífice. O outro bispo, é o de Mindelo, na ilha de São Vicente, Dom Ildo Augusto dos Santos Lopes Fortes. De excepcional gentileza, celebrou conosco a festa do Padroeiro, São Vicente, cuja missa solene foi presidida  pelo nosso Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Dom Ildo presidiu a procissão do Santo Padroeiro e ofereceu-nos o almoço da festa, no qual ele tocou violão com algumas músicas de sua autoria. Acompanhou-nos na viagem aérea até a Ilha do Sal, de onde ele partiu para São Paulo noutro vôo, enquanto retornávamos ao Recife.
Tivemos oportunidade de, além da conversa com o Primeiro Ministro, também  na Câmara Municipal de São Vicente, conhecer  um pouco da realidade política daquela ilha e do país. Conhecemos algo do trabalho pastoral das duas dioceses, pelas celebrações litúrgicas daquela semana e pelas informações do Cardeal Arlindo e do simpático bispo, Dom Ildo.
Enfim, foi momento especial e precioso de conhecimento pastoral daquela porção do querido continente africano.

(*) É arcebispo emérito de Maceió

Blog: domedvaldoamaral.blogspot.com.br









Comentários