SEMINÁRIO DIOCESANO REINICIA SUAS ATIVIDADES COM RETIRO

O Seminário diocesano São João Maria Vianney reiniciou suas atividades formativas de 2016 no último dia 15 de fevereiro, com o retorno dos seminaristas do curso propedêutico e do curso de filosofia, ofertado pela Faculdade São Tomás de Aquino – FACESTA.
Este ano ingressaram no seminário quatro novos candidatos ao sacerdócio para iniciarem sua longa jornada de estudo, formação e vivência comunitária, seguindo o exemplo da escola do Evangelho, na qual os Doze estiveram de modo mais próximo de Jesus, deixando-se formar e educar na fé. São os jovens: Clarindo Neto Lopes, da Paróquia de São Cristóvão, em Palmeira dos Índios; Genário Souza, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Pariconha; Jorge Paulo Gonzaga, da paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Olivença e o jovem Lucas Henrique, da Arquidiocese de Maceió. Com os outros jovens que continuam seus estudos filosóficos, temos um total de 13 seminaristas no Seminário Diocesano São João Maria Vianney. Os demais seminaristas estão distribuídos nos seminários de Maceió e Aracaju. Todos eles são jovens de famílias humildes que graças a doação da OVS conseguem prosseguir na sua caminhada ano após ano!
Após a reorganização da casa e a exposição da proposta formativa para este ano, feita pelo Reitor, o Reverendíssimo Padre Leandro Marques de Melo, todos dirigiram-se para o centro de Treinamento Pastoral Pio XII, onde realizaram seu retiro espiritual entre os dias 19 a 22 de fevereiro.
O pregador do retiro foi o padre Reitor, que abordou a temática da misericórdia, em virtude do Ano Jubilar da Misericórdia, conclamado pelo Papa Francisco. Segundo Padre Leandro, o sacerdote é ministro da misericórdia na terra e deve, portanto, fazer uma experiência íntima da misericórdia de Deus em sua própria vida, conhecendo-a, recorrendo sempre a ela, nela se entregando e dela fazendo uso, sobretudo na dispensação da Graça que Jesus confiou à sua Igreja.
Durante o retiro houve momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, desertos dirigidos, devoção mariana, confissão sacramental, e celebrações eucarísticas. Neste ano, mais uma vez pode-se contarcom a presença de nosso Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, que visitou os seminaristas e encerrou o retiro com a celebração eucarística do 2º domingo da Quaresma, meditando sobre a transfiguração do Senhor e dando assim sua preciosa contribuição para o crescimento espiritual de todos, como Pai na fé.
        Rezemos sempre por nossos seminaristas para que o Senhor os sustente em sua missão e discernimento e pelas animadoras da OVS que possibilitam a realização de momentos como estes.

Comentários

Postagens mais visitadas