DIA DE CORPUS CHRISTI É MARCADO POR DEMONSTRAÇÕES DE DEVOÇÃO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Todos os anos, a Igreja celebra a solenidade do Sacratíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa comumente chamada de Corpus Christi. Esta tradição antiquíssima manifesta a centralidade da Santa Eucaristia, tendo por motivação litúrgica o louvor merecido às Sagradas espécies, fonte de vida da Igreja.
Por esta ocasião, quinta feira próxima passada, 26, aconteceu a Solene Celebração Eucarística, presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos e concelebrada pelos padres da cidade de Palmeira dos Índios, mais especificamente no ginásio do Colégio Estadual Humberto Mendes, localizado na porção territorial pertencente à Paróquia de São Sebastião, comunidade paroquial que magistralmente acolheu e organizou a logística daquele singular momento de fé.
Na homilia, o Epíscopo destacou a necessidade de todo cristão ter Jesus Eucaristia como sustentáculo de vida e Maria por intercessora. Convocou cada fiel a deixar que Cristo, nas aparências frágeis do vinho e do pão, possa habitar em cada coração e, desta feita, se tornarem verdadeiros ostensórios do Senhor. Como pastor chamou as famílias a uma profícua relação com a Santíssima Trindade, aos jovens a serem adoradores e assíduos à comunhão, bem como exortou os presbíteros e seminaristas a fomentarem com fidelidade o chamado lhes feito através da mensagem salvífica de Cristo. Agradeceu ainda, o espírito de doação daqueles que confeccionaram os tradicionais tapetes para o translado do Santíssimo, caracterizando-os como verdadeiras obras de arte resultantes de todo o amor e devotamento neles empregados.
Em tempo, Dom Dulcênio conclamou todos os diocesanos a fazer daquele dia, assim como impelido pelos Bispos que fazem parte do Regional Nordeste 2 da CNBB, um Dia de Oração e Penitência pelo Brasil, haja visto o momento de crise e  instabilidade nos campos político, social e econômico, vivido em nosso país.
Ao término da celebração, em procissão, os milhares de presentes ocuparam as ruas desta Sé Episcopal sendo palpável o sentimento de adoração a Jesus Sacramentado, seguindo até a Igreja Catedral, onde foi realizado um momento de profunda contemplação culminando com a benção do Santíssimo.
“A devoção à Eucaristia é a mais nobre de todas as devoções, porque tem o próprio Deus por objeto; é a mais salutar porque nos dá o próprio autor da graça; é a mais suave, pois suave é o Senhor”. (S. Pio X)
 (Seminarista Clarindo Lopes)








Comentários

Postagens mais visitadas