FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA EM ESTRELA DE ALAGOAS

 “Ele será grande diante do Senhor; estará cheio do Espírito Santo desde o seio materno, e muitos se alegrarão com seu nascimento”. Lc 1, 15.14
Aos 24 dias do mês de junho a Santa Mãe Igreja celebra a solenidade da Natividade de São João Batista, filho do sacerdote Zacarias, que com idade avançada ficou mudo por sua incredulidade, quando no Santuário, o Anjo do Senhor lhe anunciou que seria pai, e de Izabel, uma descendente de Aarão que era estéril. João Batista anuncia a chegada de um novo tempo, no qual, do mutismo surgirá a efervescência profética, e da esterilidade brotará a fecundidade de dons.
Deste modo, ao entardecer do dia 24, todos os fiéis paroquianos da cidade de Estrela de Alagoas aglomeraram-se no entorno do altar da Igreja Matriz para festejar São João, seu padroeiro, e renderem graças pela primeira década de ereção canônica da paróquia. A Solene Celebração Eucarística que encerrou as festividades daquela comunidade paroquial, que de forma piedosa já havia passado por um novenário, foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo diocesano, e concelebrada pelos padres: Antonio Melo de Almeida, pároco, José Nascimento, vigário paroquial, Bruno Ígor e Janildo Vaz.
Em sua homilia, Dom Dulcênio, ressaltou o exemplo e a devoção que todos os cristãos devem ter para com São João Batista, pois Deus o quis a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, que dirigi-se seus passos no caminho da salvação e da paz. Exortando todos os cristãos a reconhecer em Jesus o Salvador do mundo, como apontado por João, e buscando obedecer ao grande profeta, atendam ao seu pedido que tanto fez ressoar as margens do Jordão: “Convertei-vos”!
Logo após a Celebração Eucarística ocorreu a tradicional e solene procissão com a imagem do glorioso padroeiro pelas principais ruas da cidade, na qual todas as comunidades da zona rural e urbana, em gesto de fé e união, fizeram-se presentes trazendo seus padroeiros e os levando durante o percurso de toda a procissão.
Que todos os dias possamos continuar transmitindo a contagiante alegria desta belíssima festividade, como reza o hino que toda a cidade de Estrela de Alagoas entoa com júbilo a São João, seu padroeiro: “O louvor desta cidade, suba aos céus pelo nosso Padroeiro, São João, santo querido, de Estrela e do mundo inteiro”.
(Seminarista Aderval Rodrigues Ferreira)





Comentários

Postagens mais visitadas