FESTA DE NOSSA SENHORA DAS DORES EM MONTEIRÓPOLIS

Foram dias de grande júbilo para a comunidade do Farias do Meio, em Monteirópolis, que vivenciou mais uma festa de sua padroeira Nossa Senhora das Dores. É impossível não sentir profunda emoção ao contemplar a imagem da Mater Dolorosa e meditar estas palavras do Profeta Jeremias, que a piedade católica aplica à Mãe de Deus: "Ó vós todos que passais pelo caminho, parai e vede se há dor semelhante à minha dor" (Lm 1, 12).
Nos dias 21 a 24 de setembro, com procissão saindo do Povoado Agreste de São José, deu-se início a festa de Nossa Senhora das Dores. A Santa Missa teve como presidente o Padre Bruno Igor. Na segunda noite do tríduo o celebrante foi o Padre José da Silva, pároco de Jacaré dos Homens, que em sua homilia destacou que “Jesus faz esse o convite a cada um de nós a segui-lo, é preciso que nós possamos assim escutar esse chamado” e completou dizendo que “Jesus não veio para os justos mais sim para os pecadores”.
No dia 24, as 16h, foi o encerramento dos festejos em honra a Nossa Senhora das Dores. Padre Bruno Igor falou aos fiéis em sua homilia que “devemos ser grandes no coração de Deus, ter humildade e estarmos em último lugar, não devemos desejar ser o mais importante, tão pouco ser o mais valorizado”. Ao termino da Santa Missa acontece a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores.
Assim, a Igreja reza a Maria neste dia, pois celebramos sua compaixão, piedade; suas sete dores cujo ponto mais alto se deu no momento da crucificação de Jesus. Esta devoção deve-se muito à missão dos Servitas, religiosos da Companhia de Maria Dolorosa e sua entrada na Liturgia aconteceu pelo Papa Bento XIII. A devoção a Nossa Senhora das Dores possui fundamentos bíblicos, pois é na Palavra de Deus que encontramos as sete dores de Maria: o velho Simeão, que profetiza a lança que transpassaria (de dor) o seu Coração Imaculado; a fuga para o Egito; a perda do Menino Jesus; a Paixão do Senhor; crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo.
(PASCOM MONTEIRÓPOLIS)





Comentários

Postagens mais visitadas