MOVIMENTO BÍBLICO DA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO EM SANTANA DO IPANEMA COMEMORA SEU JUBILEU DE OURO

Com personalidade jurídica própria, o Movimento Bíblico nasceu no sertão alagoano, na paróquia de São Cristóvão, Santana do Ipanema, Diocese de Palmeira dos Índios, aos 12 de dezembro de 1966, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, que foi adotada como padroeira.
O Movimento surgiu com o objetivo primeiro de atingir os homens mais difíceis de chegarem à Igreja. Os encontros eram realizados no campo, no Tigre, sendo vedada a presença de mulheres, evitando-se, com isso, as maledicências. O padre Timóteo, missionário redentorista holandês, foi instrumento fundamental na consolidação do movimento.
Após dois anos da existência do Movimento, as mulheres exigiram a formação de uma ala feminina e um dia de encontro, no Tigre, só para elas, no que foram prontamente atendidas. A irmã Isabel Pires, da Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado, deu apoio incondicional na constituição desse grupo que teve como uma de suas expoentes, a senhora Maria Moura da Silva (in memoriam), mais conhecida como “Dona Carminha”. O encontro das amigas da Bíblia passou a ser feito no segundo domingo após o encontro dos homens.
José Vieira (in memoriam) foi o leigo que marcou a criação do Movimento. Depois vieram outros que com ele, a exemplo de José Nogueira e outros que até hoje estão à frente dos trabalhos pastorais do Movimento: Renildo, Manoel Juvêncio e muitos outros.
Os diversos grupos de “Amigos da Bíblia” ou “Bíblicos”, compostos de pessoas simples, mas dedicadas à Igreja, esforçando-se por dar um rumo certo ao seu caminhar em direção a Deus, estão, hoje, espalhados pelo Brasil, tendo como objetivo, mesmo de forma modesta, divulgar a Boa-Nova de Cristo.
Animados hoje pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes e pelo Padre Clejean Melo, pároco de São Cristóvão, o Movimento Bíblico é motivado a continuar firme sua bela missão de anunciar a Palavra de Cristo nas periferias existenciais de nossas comunidades, fazendo ecoar o amor e a misericórdia de Deus.
Celebrando essa trajetória evangelizadora e rendendo graças a Deus pelo ânimo e vigor que tem animado homens e mulheres no anúncio de Cristo ao mundo é que no dia 18 de Setembro, do ano da graça do Senhor, 2016, o Movimento Bíblico festejou seu Jubileu de Ouro, com um encontro realizado na Quadra da Casa do Menor São Miguel Arcanjo.
À luz do tema: “Em Cristo vivemos, nos movemos e existimos” (At 17,28), o encontro contou com a presença de irmãos advindos de todos os recantos: Poço das Trincheiras, Olivença, Dois Riachos, Paulo Afonso/BA, Piau (Povoado de Piranhas/AL), Maceió e Cajueiro (Sergipe), além da participação do seminarista Tácito, Padre Clejean, Padre Petrônio, Padre Jacyel, Padre José Neto; contando também com atendimento de confissões.
O encerramento do encontro se deu com a Santa Celebração Eucarística, o cerne de nossa fé e vida, a qual foi presidida pelo Padre Petrônio e concelebrada pelo Padre Clejean.
Fonte: FRANÇA, José Neto de. Paróquia de São Cristóvão: Panorama histórico-pastoral. 2011.


(PASCOM SÃO CRISTÓVÃO – SANTANA DO IPANEMA)








Comentários

Postagens mais visitadas