51.ª ASSEMBLEIA PASTORAL DO REGIONAL NORDESTE 02

Entre os dias 18 e 21 de outubro deste ano, as 21 Dioceses do Regional Nordeste 2 da CNBB se reuniram para avaliar sua caminhada pastoral e planejar, em comunhão, os passos seguintes a serem dados em nossas comunidades eclesiais. A 51ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2 aconteceu no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca – PB, e teve como temática central: “Vocação e missão da família no mundo contemporâneo”, e lema: “O amor é a nossa missão”.
A Assembleia teve a coordenação geral de Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo referencial para a Pastoral da Família do Regional NE 2, e o assessoramento de Dom Giancarlo Petrini, Bispo de Camaçari – BA e referencial nacional para a Pastoral da Família. Foram dias de muita reflexão, estudos e debates. Cada realidade do Regional expressou suas experiências, conquistas e dificuldades na caminhada pastoral, sobretudo no que diz respeito ao acompanhamento das famílias e de suas realidades concretas. Nestes dias de reflexão, ajudou-nos a explanação e o estudo da Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco AmorisLaetitia.
Nossa Diocese de Palmeira dos Índios estava representada nesta Assembleia pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que coordenou todos os trabalhos, pelo Pe. Ediberto, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar na Diocese, pelo Pe. Jacyel, que está assumindo a coordenação de Pastoral da Diocese, e pelo casal coordenador da Pastoral Familiar da Diocese, Carlos e Patrícia.
Como fruto concreto desta Assembleia, ficou a prioridade a ser concretizada em nossas comunidades: “Tornar conhecida a Pastoral Familiar, implantá-la e/ou fortalecê-la em todas as paróquias do Regional, à luz do Diretório e do Guia de Implantação da Pastoral Familiar.” Também se decidiu o tema para a Assembleia de 2017, que será: “Caridade: a Igreja a serviço da vida plena para todos”. Após todo este planejamento, esperamos que algo de concreto seja realizado para o crescimento do Reino de Deus entre nós. Que Maria, a Mãe das Famílias, esteja ao nosso lado nos conduzindo a Jesus, o Caminho e a Meta de nossa peregrinação.
(PADRE JACYEL SOARES MACIEL)












Comentários

Postagens mais visitadas