DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS ENVIA REPRESENTANTES AO 6.º MUTICOM DO REGIONAL NORDESTE 02


Aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de outubro, em Recife/PE, o 6.º MUTICOM – Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 02 da CNBB, com o tema: “A cultura do encontro e as novas formas de comunicação para uma transformação social”.
Participaram do 6.º MUTICOM mais de 400 agentes da Pastoral da Comunicação dos quatro estados que formam o Regional Nordeste 02: Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Durante os três dias todos puderam vivenciar ricos momentos de formação, reflexão, oração e partilha que contribuirão com as atividades da PASCOM nas paróquias e dioceses.
Na sexta-feira, 14/10, a jornalista da Globo Nordeste, Bianka Carvalho fez a conferência de abertura com o tema do MUTICOM. Bianka Carvalho falou da importância de se fazer parte da atividade de comunicação para tornar a comunicação mais eficaz. Segundo ela, “o comunicador deve se envolver, tornar como seu aquele determinado trabalho” e citou exemplos de trabalhos em que ela não apenas fez a matéria jornalística, mas também conheceu mais a fundo as pessoas e suas realidades, ajudando inclusive a melhorar ou mudar essa realidade sofrida do povo menos favorecido, que encontra nos meios de comunicação um canal de ajuda.
No sábado, 15/10, aconteceu inicialmente a Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; em seguida iniciaram as oficinas de comunicação, com temas como: rádio, mídias sociais, produção de textos, fotografia, comunicação na catequese, espiritualidade do comunicador, etc. À tarde o encontro teve mais dois momentos importantes com o Prof Dr. Moisés Sbardeloto falando sobre “a cultura do encontro na dimensão missionária e social” e o Jornalista da Globo News, Gerson Camarotti falando sobre “a cultura do encontro na dimensão política e social”. À noite todos participaram de uma noite cultural no Teatro Santa Isabel, com danças típicas e cantores regionais, expressando um pouco da cultura pernambucana.
No domingo, 16/10, a Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo de Campina Grande e referencial da Comunicação no Regional Nordeste 02, Dom Frei Manoel Delson. Encerrando o encontro, o Dr, Escritor e Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, proferiu palestra sobre o tema “Liturgia: a arte de comunicar o sagrado”.
A Diocese de Palmeira dos Índios enviou três participantes ao 6.º MUTICOM: Márcio Queiroz e Rafael Costa da PASCOM Diocesana e Francisco Mizael da Paróquia de São Sebastião em Monteirópolis.
Durante o encontro também aconteceu uma importante reunião com os representantes das Dioceses participantes, para tratar de questões relativas ao MUTICOM, definir a próxima Diocese que receberá o evento em 2018 e falar do Encontro Presencial de Coordenadores Diocesanos da PASCOM que acontecerá na Diocese de Palmeira dos Índios em 2017. Ficou definido e foi anunciado no encerramento que o 7.º MUTICOM, em 2018, acontecerá na Diocese de Caruaru.
Para o Articulador da PASCOM na Diocese de Palmeira dos Índios, Márcio Queiroz, “um encontro como este além de nos trazer formação ajuda muito na troca de experiências para que possamos melhorar a PASCOM na diocese e nas paróquias.”
Um resumo do encontro será repassado aos agentes da PASCOM da Diocese de Palmeira dos Índios nas próximas formações paroquiais, setoriais e diocesanas.
(PASCOM DIOCESANA)











Comentários

Postagens mais visitadas