“VOCAÇÃO E MISSÃO DA FAMÍLIA” FOI O TEMA DA 34.ª ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL

Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, foi realizada em Palmeira dos Índios, a 34.ª Assembleia Diocesana de Pastoral. O evento aconteceu no Centro de Treinamento Pio XII, em Palmeira dos Índios e contou com a participação do Bispo Diocesano, padres, religiosos, representantes de movimentos e pastorais e uma representação de cada paróquia.
O tema deste ano foi “Vocação e Missão da Família: a alegria do amor”, trazendo para discussão a Exortação Pós-Sinodal do Papa Francisco “Amoris Laetitia” (A alegria do amor).
A Assembleia iniciou com a palavra do Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, onde todos os participantes puderam ver em seu discurso a preocupação com a evangelização em todos os âmbitos, sobretudo na família.
Outro ponto importante foi a apresentação sobre a Pastoral Familiar, onde o Padre José Ediberto destacou a importância da Pastoral Familiar e como está o processo de implantação na Diocese de Palmeira dos Índios.
Com relação à Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”, o Padre Antonio Melo (Pe Motinha) fez uma apresentação bastante completa a respeito de todos os capítulos da exortação, levando os participantes a uma profunda reflexão sobre a atuação da Igreja (padres e leigos) na promoção da família. Como a Exortação nos fala: “o desejo de família permanece vivo nas jovens gerações.”
Os estudos em grupo promovidos na Assembleia fizeram com que a compreensão fosse maior e todos participaram de um debate com conclusões sobre o documento e sua importância para a Igreja.
No último dia 12 de outubro, a CNBB instituiu o Ano Mariano, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Diante disso, foram sugeridas pistas de ação para que a Diocese de Palmeira dos Índios desenvolva ações ao longo de todo o Ano Mariano.
Por último, foi organizado o calendário Diocesano para o ano de 2017, co eventos, missões, festas de padroeiro, retiros, formações, etc.
A Assembleia Diocesana também foi um momento de reencontro entre lideranças da Diocese e a oportunidade para o planejamento de muitas ações nas pastorais e movimentos.
(PASCOM DIOCESANA)










Comentários

Postagens mais visitadas