BISPO DIOCESANO REALIZA VISITA PASTORAL EM MARAVILHA


A Visita Pastoral é uma exigência canônica, constitui-se em momento privilegiado de contato do bispo com o povo santo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor e acompanhada pelo sacerdote responsável pela paróquia. No período de 25 a 30 de julho, Dom Dulcênio Fontes de Matos propiciou visita pastoral a Paróquia Sagrada Família na cidade de Maravilha, tendo como objetivo aproximar o Epíscopo das realidades vividas na paróquia e nas comunidades pertencentes a esta.
Aqueles dias sucederam-se para o povo maravilhense como momento forte de evangelização e animação missionária, impulsionando a comunidade paroquial a reavivar a comunhão eclesial, o compromisso missionário e a corresponsabilidade pastoral em nossa Igreja particular, avaliar a caminhada à luz das orientações, diretrizes, prioridades e projetos pastorais de nossa diocese, bem como os cristãos leigos a assumir a “pastoral de conjunto”. Neste período, foram realizados encontros com os movimentos, pastorais e com a comunidade em geral além de reuniões com os conselhos econômico e de pastoral, nos quais seus agentes puderam expor suas realizações, dificuldades e demandas.
Há onze anos como bispo diocesano de Palmeira dos Índios, a completar no dia 09 de setembro próximo, Dom Dulcênio teve a oportunidade de em sua segunda visita canônica à cidade de Maravilha acompanhar toda a rotina da paróquia, seja celebrando a Eucaristia todos os dias, visitando alguns paroquianos enfermos ou percorrendo o território rural da paróquia evidenciou uma comunidade de fé, viva e forte, que pela prática da Palavra de Deus busca chegar à unidade.
Na celebração de encerramento, valendo-se do proposto pela liturgia do 17.° Domingo do Tempo Comum, o bispo convidou os presentes a admirarem os métodos de Deus, que não tem pressa nenhuma em condenar e destruir, mas dá tempo ao homem, no entanto, que a vida plena está no acolhimento ao seguimento de Jesus e a identificação com Ele. Para se conquistar o Reino de Deus, vale a pena desfazer-se de tudo o que se tem, não importa se temos muito ou pouco. Importa é que se troque tudo pelo Reino de Deus, deixando tudo que oprime ou escraviza de lado. Ao final o Padre Henaldo Chagas, Administrador Paroquial, dirigiu palavras de agradecimento e de grande aprendizado por ocasião da visita pastoral.
Em tempo, o bispo enalteceu a forma como a promoção da ação pastoral é desempenhada na paróquia, enfatizando que a perseverança e fé ratificadas pelos paroquianos da Sagrada Família revigoram seu coração de Pastor, agradecendo a calorosa acolhida e as inúmeras demonstrações de afeto ofertadas pelos fiéis os incentivou a permanecer firmes na missão de propagar o Reino de Deus: “Como disse o Papa Francisco, é preferível uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”.
(SEMINARISTA CLARINDO LOPES)








Comentários