SEMINARISTAS SÃO INSTITUÍDOS LEITORES E ACÓLITOS

O dia 15 de novembro foi marcadamente festivo para toda a Diocese de Palmeira dos Índios, pois aconteceu o tradicional Encontro Diocesano do Apostolado da Oração e, nele, procedeu-se a instituição dos Seminaristas Joelder Pinheiro Correia de Oliveira e José Elson Alves da Silva nos ministérios de Leitor e de Acólito.
O encontro foi sediado pela Paróquia de Nossa Senhora da Penha, Cacimbinhas- AL. Às 15h, Dom Dulcênio Fontes de Matos, Administrador Apostólico de Palmeira dos Índios, presidiu a solene Santa Missa que foi concelebrada pelo Padre Damião Ferreira, pároco local, e por outros Padres da Diocese. A homilia, conforme disse Dom Dulcênio, “feita de coração para coração”, poderia ser sintetizada em duas palavras: sabedoria e gratidão; aliás, a gratidão marcou toda a celebração!
Após a homilia, aconteceu propriamente o rito de instituição, primeiro o leitorato e, após, o acolitato. Estes ministérios, que também varões leigos podem receber, são pré-requisito para os candidatos às Ordens Sagradas; inserindo-os em um serviço estável na comunidade e possibilitando-lhes uma maior intimidade com a Palavra de Deus e com a Santíssima Eucaristia. Depois das instituições, os seminaristas José Walter, Márcio Cândido e Tácito José, que serão ordenados Diáconos no próximo dia 27 de novembro, foram admitidos às ordens sacras e proferiram a profissão de fé e o juramento de fidelidade.
Por fim, estes jovens que, enamorados pela Igreja, buscam configurar-se ao Cristo, colocando-se sob a égide da Santa Mãe de Deus, manifestaram sua abertura de coração à vontade de Deus em suas vidas, tal “como a argila na mão do oleiro” (Jr 18,6), impetrando que, pela fecunda ação do Espírito, Ele complete a obra começada (Sl 137,8). Te Deum Laudamus!


(SEMINARISTA JOELDER PINHEIRO)








Comentários

Postagens mais visitadas