SEMINÁRIO DIOCESANO REALIZA PRIMEIRA EUCARISTIA DE CRIANÇAS

“A catequese ofertada pela Santa Igreja
tem a missão de ajudar os pais a educar seus filhos na fé.”

No dia 03 de dezembro de 2017, primeiro domingo do Advento, o Seminário Diocesano São João Maria Vianney celebrou com grande alegria a Primeira Eucaristia de sete crianças, que se prepararam durante dois anos para receber Jesus Sacramentado. “A catequese é uma educação da fé das crianças, jovens e adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã.” (CIC 05)
Neste dia, as crianças renovaram as promessas batismais, feitas pelos pais no dia em que foram batizadas. A celebração aconteceu às 10:00h da manhã na Capela do Seminário e foi presidida pelo reitor da casa de formação, Padre Leandro Marques. Durante esse profícuo período catequético, o padre reitor também acompanhou bem de perto a preparação dessas crianças para que assim, pudessem receber o sacramento, ápice da Igreja.
Na última ceia Jesus instituiu a Eucaristia, seu corpo e Sangue, como alimento. A Igreja nunca deixou de celebrá-la, nem de crer na presença real de Jesus Sacramentado, pois ele mesmo diz: “Eu sou o pão vivo, descido do céu. Se alguém comer deste pão, viverá eternamente”. (Jo 6, 51). A Eucaristia é o próprio Cristo Sacramentado nas espécies do pão e do vinho; através dessa comunhão todos são convidados a participar do banquete celestial que une o povo a Cristo.

(SEMINARISTA JOELMIR DA SILVA BATISTA)





Comentários