TRÍDUO PASCAL NA CATEDRAL DIOCESANA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS



Anualmente, o calendário litúrgico conduz os fieis à solenidade da Páscoa do Senhor, que é sempre precedida pelo Tríduo Pascal. Na Catedral Diocesana, todas as celebrações foram presididas pelo Bispo Diocesano, Dom Manoel Filho, e concelebradas pelo Pe. Wendel, Pároco. Estiveram presentes também os seminaristas da Diocese, religiosas e sempre com grande participação dos fieis.
O Tríduo teve início na quinta-feira, 18 de abril, com a Celebração da Santa Missa na Ceia do Senhor (In Coena Domini), popularmente conhecida como de Lava-pés. Tal celebração faz memória da instituição da Eucaristia e, por conseguinte, do novo sacerdócio da nova Aliança. Na Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, sexta-feira, 19, os cristãos foram congregados para ouvir a Palavra de Deus, particularmente o relato da Paixão, e para ter diante dos olhos a Cruz, manifestação do amor salvífico de Deus na história da humanidade.
No Sábado Santo, 20, dia do grande silêncio, a Vigília Pascal, chamada de mãe de todas as vigílias, conduziu a uma preparação ainda mais imediata pela iminência do grande dia da Ressurreição do Senhor, que é o Domingo. Nela, os fieis foram conduzidos, pela abundância das leituras bíblicas, à contemplação da ação misericordiosa de Deus ao longo da história e iluminados pela luz do círio pascal, que dissipa as trevas da noite do pecado. O Tríduo culminou no domingo, “Dies Domini”, Dia do Senhor, do Ressuscitado, do Vivente.
Por fim, diante da profundidade do mistério pascal, nada mais resta ao cristão senão bendizer a Deus por seu amor imenso, por não ter abandonado a obra de suas mãos à destruição que o pecado trouxe consigo.

PASCOM DIOCESANA

Quinta-feira Santa






Sexta-feira Santa










Sábado Santo















Comentários