SEMINARISTA EDMO RICARDO É INSTITUÍDO LEITOR E ACÓLITO



No dia 12 de julho, em meio ao novenário em preparação à festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade de Olivença- AL, aquela comunidade paroquial ditosa testemunhou um de seus filhos, o Seminarista Edmo Ricardo Silva Vilela Ferreira, galgar mais um passo rumo aos graus de participação no sacerdócio de Nosso Senhor Jesus Cristo, através de sua instituição nos ministérios de leitor e acólito, conferidos em solene celebração presidida por Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios.
No processo formativo dos candidatos ao sacerdócio, a instituição ao leitorato e acolitato antecede a ordenação diaconal e consiste num marco singular da caminhada vocacional do jovem que, depois de alguns anos de formação, gradativamente vai dando passos concernentes ao futuro exercício do ministério presbiteral. É uma etapa significativa e aprofundada no compromisso que deve levar o seminarista à recepção das ordens sagradas segundo a Graça de Deus.
Pela primeira vez junto àquela parcela de sua grei, entusiasticamente, Dom Manoel impeliu todos os presentes, na homilia, a compreender que os ministérios são, sobretudo, um primeiro chamado ao serviço. Os ministros leitores são encarregados de ajudar a Igreja a realizar a parte mais importante da sua missão, o anúncio da Palavra de Deus, enquanto aos acólitos não cabe apenas servir ao altar, mas servir aquilo que se celebra no altar, o mistério central da nossa redenção, Jesus que continua a se doar pela humanidade.Como prevê o rito, após a prédica se deu propriamente a instituição dos ministérios, primeiro o leitorato e, em seguida o acolitato.
O Papa São João Paulo II dizia que a vocação é uma resposta de Deus providente a uma comunidade orante, que pede. Tendo por cerne a frase do Santo Padre, de insigne memória, rogamos a todos os fiéis desta Igreja particular de Palmeira dos Índios que não se cansem de elevar ingentes preces ao Senhor da messe para que envie operários fiéis e dignos para a edificação da Sua Igreja, que perpetua a ação de Cristo no tempo.

Sem. Clarindo Lopes da Costa
2º ano de Teologia












Comentários

Postagens mais visitadas