ENCONTRO DIOCESANO DE LITURGIA



No dia 30 de agosto, iniciou-se o Encontro Diocesano de Liturgia e Música no Centro Bíblico Pastoral, em Santana do Ipanema- AL, e encerrou-se logo após o almoço no primeiro domingo de setembro, 01. Tendo como tema: “Liturgia – Ápice da Vida Cristã”. Estiveram presentes representantes de todos os Setores da Diocese de Palmeira dos Índios, aproximadamente 80 pessoas.
O mesmo foi assessorado pela Irmã Priscila, franciscana de Nossa Senhora do Bom Conselho, formada em música pela Universidade Federal de Pernambuco e membro do grupo de compositores e letristas da CNBB. Além dela, registrou-se a presença do Diácono Joelder Pinheiro (Estrela de Alagoas) e de alguns sacerdotes: Pe. Clejean Melo (pároco local), Pe. Gilberto Pereira (Coordenador Diocesano de Liturgia e do evento), Pe. Jacyel Soares (Santana do Ipanema), Pe. Janildo Vaz (Ouro Branco), Pe. José Edivaldo (Olho D’Água das Flores) e Pe. Tácito José (Monteirópolis).
A programação do evento incluiu os estudos das Fundamentações Históricas e Teológicas do início da nossa Liturgia, desde o momento da Última Ceia, a pregação dos Apóstolos e a vivência das primeiras comunidades Cristãs. Aconteceu ensaio de cantos para entoarem na Celebração Eucarística à noite na Igreja Matriz de São Cristóvão, com técnica vocal e orientações básicas sobre a escolha de repertório, considerando o tempo Litúrgico e a função ministerial de cada canto.
Houve a Celebração da Ceia Judaica, a qual foi uma vivência do Ritual Judeu que antecedeu a nossa Liturgia, a nossa Missa. A experiência proposta teve como objetivo aprofundar às questões rituais, os elementos utilizados na Última Ceia e que ganharam novos sentidos na nossa Celebração Eucarística; a compreensão memorial como algo que se renova a cada ato Celebrativo, muito próprio da experiência judaica e que foi elevado em sentido na pessoa de Jesus Cristo e na atualização do seu Mistério Pascal que se presentifica a cada Missa participada.
Na Santa Missa, o padre Gilberto, em sua homilia, exortou que a Palavra de Deus é sempre viva, deve nos incomodar e questionar acerca de nossa vivência cristã, e destacou duas palavras do evangelho: a humildade e a gratidão. A humildade que nos recorda que somos pó, que somos frágeis e que precisamos da graça de Deus, e é o próprio Jesus que nos ensina em seu Evangelho como devemos ser humildes. E a gratidão que ajuda a não sermos interesseiros, a não esperar receber nada em troca. Jesus nos ensina que para participar do Banquete no Reino dos Céus devemos antes participar dos banquetes da vida e nestes convidar os pobres, os esquecidos e aqueles que não têm como retribuir.
Por fim, somos convidados a ouvir e a vivenciar o Evangelho, de modo mais vivo neste mês de setembro que se inicia, dedicado a Bíblia, Palavra de Deus. E a Liturgia é o lugar propício para tanto, pois, ao participarmos do banquete da Palavra, somos também convidados ao banquete da Eucaristia.

PASCOM PAROQUIAL








Comentários

Postar um comentário

Obrigado por seu comentários em breve manteremos contato.