37ª ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL



A Diocese de Palmeira dos Índios realizou a 37ª Assembleia Diocesana de Pastoral, de 28 a 30 de outubro, no Centro de Treinamento Pastoral Pio XII, em Palmeira dos Índios- AL. Tendo como tema: “Comunidades Eclesiais Missionárias: a Igreja em estado permanente de missão” e, como lema: “Chamou os que Ele quis para estarem com Ele e para enviá-los a anunciar” (Mc 3,13-15).
Além da grande representação laical das paróquias e de diversas pastorais e movimentos, participaram o clero, religiosas(os) e Dom Manoel Filho, Bispo Diocesano, pela primeira vez. Durante a Assembleia aconteceram breves comunicações, proferidas pelos coordenadores diocesanos, apresentando as atividades de cada pastoral, movimento ou seguimento diocesano. Além da apresentação do “ver” dos quatros setores pastorais da Diocese, com ênfase às atividades missionárias.
O Pe. Elison Silva, da Arquidiocese de Maceió, conduziu o estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023). Após cada explanação do assessor, os grupos se reuniram pelos setores para debaterem propostas de ação pastoral, fazendo com que as Diretrizes possam tocar concretamente a realidade da Diocese. De modo geral, destacaram-se os problemas da cultura urbana e o quanto é indispensável encontrar meios para evangelizar, superando a pastoral da conservação e promovendo a cultura do encontro.
O anúncio de Jesus Cristo se mostra sempre atual, por isso a necessidade de uma Igreja em saída. A evangelização, qual uma casa, deve ser sustentada por quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Missão. A Palavra é comunicação da vida, à qual a Eucaristia é alimento de vida eterna (Jo 6,51), sacramento da unidade, que impulsiona a ir ao encontro do outro, particularmente do pobre, tornando todos os cristãos missionários, pois “o amor de Cristo nos impele” (2Cor 5,14).
Finalizados os estudos e debates acerca das Diretrizes, o Pe. Jacyel Soares, coordenador de pastoral, conduziu a elaboração do calendário pastoral para o ano de 2020. Como ação para o próximo ano, definiu-se a continuação das experiências missionárias tanto em nível setorial quanto paroquial. Fez-se notável o desejo unânime de evangelizar, na diversidade dos carismas e dos meios.
Por fim, como forte expressão de unidade de toda Igreja Particular, a Assembleia Pastoral é sempre um momento de olhar para dentro, para os acertos e erros ao longo da jornada, e assim, com coragem, lançar luzes no prosseguir da missão.

PASCOM DIOCESANA









Comentários

Postagens mais visitadas