II CURSILHO DE CRISTANDADE DE OLHO D’ÁGUA DAS FLORES



Com o tema: “A caminho da santidade”, a Paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Olho d’Água das Flores- AL, com apoio do Grupo Executivo Diocesano de Batalha (GED Batalha) e do Setor Santana do Ipanema, realizou seu II Cursilho de Cristandade. O Cursilho Masculino ocorreu entre os dias 14 e 17 de novembro, enquanto o Cursilho Feminino aconteceu entre 21 e 24 de novembro. Ambos iniciaram com a recepção aos neo-cursilhistas no Salão Paroquial. Logo após, seguiram para a cidade de Santana do Ipanema, onde vivenciaram esta experiência única.
Este ano, 91 pessoas (44 homens e 47 mulheres) foram apresentadas à comunidade paroquial como “neocursilhistas”. O retiro espiritual, esta grande vivência, aconteceu no Centro Bíblico em Santana do Ipanema- AL. O curso contou com a presença de alguns sacerdotes que possibilitaram sua realização, sendo eles: Monsenhor Josevel Mendes da Silva, da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de Batalha-  AL (Diretor Espiritual do MCC); Padre Clejean Melo da Silva, da Paróquia de São Cristóvão em Santana do Ipanema- AL; Padre José Edivaldo dos Santos e Padre Henaldo Chagas, da Paróquia de Santo Antônio de Pádua de Olho d’Água das Flores- AL; Padre José Walter da Silva Santos Filho, da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde e São Francisco de Piranhas- AL; Padre José Neto de França, da Paróquia de Santo Antônio de Pádua em Major Izidoro- AL; Padre Tácito José Alencar Souza, da Paróquia de São Sebastião de Monteirópolis- AL; Padre José Petrônio Oliveira, da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Olivença- AL; Padre Jacyel Soares Maciel, da Paróquia Senhora Sant’Ana de Santana do Ipanema- AL e Padre Jean César de Oliveira Silva, da Paróquia São Sebastião de Poço das Trincheiras- AL.
O Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC) destaca-se por ser um movimento eclesial voltado a um primeiro anúncio explícito do ideal evangélico apresentado por Jesus Cristo (kerigma), com o propósito de despertar novas lideranças - preferencialmente, cristãos batizados que estejam afastados da Igreja -, a fim de que se tornem evangelizadores de suas realidades particulares (denominadas "ambientes"). Mediante um método próprio, o MCC possibilita a vivência do fundamento cristão, bem como ajuda a descobrir e a realizar a vocação pessoal, criando núcleos de cristãos evangelizadores. A Diocese de Palmeira dos Índios possui dois Grupos Executivos Diocesanos do MCC (GEDs), com sedes em Palmeira dos Índios e Batalha, os quais são responsáveis pelos cursilhos de suas sedes (Palmeira e Batalha), além de Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia e Olho d’Água das Flores.
A Santa Missa de encerramento, tanto do cursilho masculino quanto do feminino, foi realizada na Igreja Matriz de Olho d’Água das Flores com grande participação da comunidade paroquial local e de cursilhistas das adjacências. A emoção de vivenciarem esta experiência era notável. É o que diz uma das neo-cursilhistas: “O cursilho não se explica. Se vive”.
VIVA A VIDA!

MCC / PASCOM PAROQUIAL
















Comentários

Postagens mais visitadas