SEMINÁRIO DIOCESANO RETOMA ATIVIDADES COM RETIRO DE ESPIRITUALIDADE

 

O Seminário Diocesano São João Maria Vianney retomou suas atividades, após o período mais rigoroso do isolamento social, na última segunda-feira (10). Os seminaristas foram enviados para casa logo que entrou em vigor o decreto do Governo do Estado de Alagoas estabelecendo as medidas restritivas de combate a propagação da COVID-19. Retornando, na sexta-feira (14) iniciaram os exercícios espirituais.

O retiro teve por pregador o Revmo. Pe. Antônio Melo de Almeida, pároco da Paróquia de São João Batista, em Estrela de Alagoas; que refletiu junto aos seminaristas a “identidade e espiritualidade sacerdotal” através do exemplo de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, patrono dos sacerdotes e padroeiro do seminário de nossa diocese. Procurou-se nestes dias não pensar uma forma de ser padre, porque este já o temos, é Cristo o modelo perfeitíssimo para todos os presbíteros. Pois eles, uma vez configurados a Cristo, devem verdadeiramente imitá-Lo a tal ponto de serem Outros Cristos no mundo.

Contudo, é saudável olhar para aqueles que viveram intensamente essa configuração. Por isso o retiro foi vivido a luz do testemunho fidelíssimo do Cura d’Ars, que soube renunciar a si mesmo para viver para Cristo, no serviço ao povo de Deus. O pregador do retiro exortou aos seminaristas a seguirem o exemplo do santo padroeiro do seminário, nutrindo uma verdadeira vida de oração e mortificação, de modo a deixar que a Graça de Deus atue em todos e os faça ser bons sacerdotes segundo o Coração de Deus. Para tanto, solicitou-se de todos os participantes que prezassem pela manutenção do silêncio, necessário para a verdadeira intimidade com Deus. Alertou-se aos seminaristas sobre os perigos do mundo atual, que podem desvirtuar o bom cristão do caminho da santidade: o ter, o poder e o prazer tão prejudiciais a vida cristã.

O retiro conclui-se com o almoço no domingo (16), após a recepção da benção de S. Ex.ª Revma. Dom Manoel Filho, Bispo de Palmeira dos Índios; que felicitou os formadores pela promoção do retiro, bem como ao padre pregador pela boa condução do mesmo. Que a Virgem Maria, Senhora do Amparo, interceda por seu povo para que esta pandemia seja tão logo dissipada da face da Terra. Confiamos às orações do povo de Deus os nossos seminaristas para que sejam fiéis ao chamado do Senhor.

PASCOM DIOCESANA




Comentários

Postagens mais visitadas