SEMINÁRIO DIOCESANO REALIZA SEU PRIMEIRO ENCONTRO VOCACIONAL DE 2021

 

Em atenção às palavras de Jesus que incentiva seus discípulos a pedirem mais trabalhadores para a messe, uma vez que os operários são poucos (Mt 9, 37-38), o Seminário Diocesano São João Maria Vianney, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, promoveu o seu primeiro encontro vocacional de 2021.

Os encontros vocacionais auxiliam os jovens a discernirem suas vocações e estes, ouvindo o chamado do Senhor, podem corresponder ao seu apelo. Neste ano, vinte e dois vocacionados advindos de diversas paróquias de todos os setores da diocese – Delmiro, Santana, Batalha e Palmeira – fizeram-se presentes. O encontro iniciou-se na sexta-feira (19/02), com a Santa Missa presidida pelo reverendíssimo padre Leandro, reitor do seminário, e concelebrada pelo padre Thiago Matos, pároco da paróquia Bom Jesus dos Pobres, em Quebrangulo.

O tema do encontro foi retirado do livro de Samuel: “Eis-me aqui, Tu me chamaste? ” (1Sm 3,8), levando os vocacionados a refletirem que Deus chama seus filhos de muitas maneiras, contudo, é necessário silenciar, ouvir e responder ao seu pedido. À noite, como é costume neste tempo quaresmal, deu-se início a Via-sacra, na qual meditou-se as dores de Jesus carregando a pesada cruz até o Calvário. Antes do recolhimento, todos fizeram uma breve apresentação; em seguida o Pe. Leandro dirigiu-lhes palavras de fé, incentivando-os a serem perseverantes.

A programação do sábado (20/02) iniciou-se com a colocação do Padre Lázaro, pároco de São Cristóvão da cidade de Palmeira dos Índios, na qual falou sobre a vocação dos discípulos de Cristo baseado no texto de São Marcos; logo após foi realizada uma lectio divina sobre o tema central do encontro. Chegada à tarde, houve uma reflexão sobre a vocação de Abraão, exemplo de fidelidade a Deus; e ao anoitecer o bispo diocesano, Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, se fez presente e deu-lhes a sua benção. Ademais, caminhando para o término do encontro, refletiu-se sobre o chamado de Nossa Senhora, aquela que é modelo de obediência e mãe dos sacerdotes.

Por fim, com a celebração da Santa Missa dominical, os jovens aspirantes ao seminário, ávidos por permanecerem fiéis ao Senhor, despedem-se do primeiro encontro vocacional do ano de 2021, retornando às suas cidades.

"Eis que estou à porta e bato, se alguém escuta o meu chamado e abre a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo”. (Ap 3, 20)

EQUIPE VOCACIONAL


















Comentários

Postagens mais visitadas