Abertura da Campanha da Fraternidade 2022 na Diocese de Palmeira dos Índios

“Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). 

No dia 05 de março a Paróquia de Nossa Senhora das Graças, da cidade de Palmeira dos Índios - AL, sediou a Abertura Diocesana da Campanha da Fraternidade 2022. O Padre Fábio Freitas, pároco da Paróquia citada, acolheu a abertura da campanha deste ano, a qual tem como tema: “Fraternidade e Educação” e lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

Esteve presente no encontro o nosso Bispo Diocesano, Dom Manoel Filho, que fez a abertura do momento. E também houve a participação do Diácono Aderval Rodrigues e dos seguintes padres: Thiago Soares de Matos, Ronny Dennyson, Marc David, Lázaro José, Wendel Assunção, José Paulo Rosendo, Leandro Marques, Antônio Ionas, Marcos Renildo, José da Silva e Antônio Melo.

Participaram também leigos e leigas, além de representantes do Colégio Diocesano Sagrada Família, do Complexo Educacional Agostiniano, do Centro Educacional Cristo Redentor, da Congregação Filhas do Amor Divino, da Congregação das Franciscanas de Santo Antônio, das Irmãs do Lar da Criança do Sagrado Coração de Jesus, da Cáritas Diocesana, do Cursilho de Cristandade, da Legião de Maria, da Pastoral da Acolhida Paroquial, da Pastoral da Comunicação Paroquial e da Fraternidade Eclesial Claretiana.

Na ocasião, o Padre Ronny Dennyson fez uma reflexão sobre a temática deste ano, destacando que o tema “Fraternidade e Educação” foi pensado a partir de uma linha forte de continuidade devido aos temas que desde 2018 são enfatizados na campanha. Educar, segundo o texto base da Campanha da Fraternidade deste ano, é um ato eminentemente humano e uma ação divina, e o modelo de educador para os cristãos é Jesus Cristo, pois é Ele que direciona os passos dos seus fiéis. A professora Polyane Correia, professora da rede municipal de ensino de Quebrangulo, falou sobre sua prática na educação integral ressaltando que a educação deve estar voltada para uma melhor experiência da vida humana. A professora salientou também que educar é um ato de amor, o qual transforma a vida das pessoas.

Após o momento formativo, houve um momento oracional com a Celebração que foi presidida pelo referencial da campanha, Padre Thiago Soares de Matos. Ele destacou que “a educação não é somente compromisso das instituições de ensino [...], mas é um processo que abrange toda vida e a vida toda de cada pessoa, de cada grupo humano”. A irmã Eliud Nogueira refletiu acerca do lema da campanha, enfatizando que este faz um convite a todas as pessoas a construírem uma educação fundamentada na pedagogia de Jesus educador, uma pedagogia humanitária que apresenta a relevância da escuta e do discernimento a fim de motivar a fazer um diferencial nas ações educativas.

Ao final, houve uma apresentação das crianças da Catequese Paroquial e os agradecimentos proferidos pelo Padre Fábio Freitas, o qual destacou, ainda, que a educação é um tema urgente que necessita ser enfatizado visto que não é somente um ato escolar, mas sim uma ação integral que acontece em todos os espaços como na família, na catequese e na política.

 

PASCOM PAROQUIAL










Comentários

Postagens mais visitadas