DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS, ALAGOAS, PROMOVE ENCONTRO DE PENTECOSTES COM O TEMA DO TERCEIRO ANO VOCACIONAL: Vocação, Graça e Missão: corações ardentes, pés a caminho ( Cf. Lc 24, 32-33)


    A Diocese de Palmeira dos Índios, situada no agreste alagoano, sob a égide de Nossa Senhora do Amparo, conta com trinta e seis paróquias, no Episcopado de Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, no último domingo, 28 de março do corrente ano, promoveu o Encontro de Pentecostes na cidade de Poço das Trincheiras, Alagoas, reunindo os diversos movimentos e pastorais da diocese. 

    “Vocação, Graça e Missão: corações ardentes, pés a caminho" ( Cf. Lc 24, 32-33). Com este tema que norteia todo ano vocacional, o terceiro do Brasil, a igreja particular da Diocese de Palmeira dos Índios, se reúne de maneira sinodal para mais um encontro de Pentecostes neste dia 28 de maio do corrente ano. Enquanto igreja, nos colocamos como comunidade de fé, iluminados pelo chamado de Deus, a vocação, “[...] a resposta de Deus providente a uma comunidade orante.”(São João Paulo II). 


    No terceiro ano vocacional, a diocese convida a igreja do povo de Deus, um povo que por natureza trás consigo a unção do Espírito Santo, a abrir-se a graça e ao chamado de Deus com os sinais oferecidos pelo Senhor para que todos descubram seu caminho e disponibilidade para o serviço de Deus. Durante todo o evento a comunidade cristã com o ensejo da programação foi direcionada a “vocação da diocese” para que através do derramamento do Espírito Santo haja o verdadeiro despertar vocacional. 

    A programação do encontro contou com a acolhida das caravanas seguido das orações iniciais, louvor, acendimento da Menorah, sendo as velas levadas por representantes de movimentos/pastorais presentes no evento. Houve também procissão com o ícone de Nossa Senhora de Pentecostes e aspersão com Água Benta, recordando o sacramento do Batismo. Logo após, houve a palestra "LUMEN GENTIUM" com o padre Ronny Dennyson. Além disso, relembramos a figura da Santíssima Virgem Maria, como mãe de todas as vocações, “[...] Maria nos ajuda a crescer em amor e em serviço aos nossos irmãos e irmãs.” (MONTFORT, São Luís Grignion de). Concluindo a programação da manhã, foi celebrada a hora santa com o padre Janildo Vaz. Havendo dentro da celebração: Adoração e benção com o Santíssimo e meditação sobre a vida da Rainha Ester que estava no lugar certo e no tempo certo conforme os planos de Deus, toda a cerimônia foi guiada pelo Padre Siloel. 







O Encontro de Pentecostes iniciou o momento da tarde com testemunhos dos mais diversos vocacionados, ao matrimonio, a vida religiosa, ao sacerdócio e a leigo, com o intuito de fazer conhecer a vida do povo de Deus de discerniu sua vocação.  Encerrou-se com a celebração Solene da Santa Missa presidida pelo excelentíssimo e reverendíssimo Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, bispo diocesano. Posterior a oração, pós comunhão, foi realizado o rito para apagar o Círio Pascal aceso no sábado Santo. Ao final da Santa Missa, foi proferida a benção de envio para as paróquias. 





Aconteceu em paralelo ao encontro de Pentecostes, o Encontro de Pentecostinho para crianças, guiado pelo Ministério para Crianças e Adolescentes da RCC. 


Papa Francisco nos exorta na encíclica Cristo vive que mais importante do que “fazer algo” numa vocação, o convite do senhor é para “estar com ele” para depois ser enviado em missão. Uma vez que igreja é obra da Santíssima Trindade manifestada ao mundo como um sacramento de Cristo. Todo aquele que é batizado tem o direito de experimentar nosso Senhor Jesus Cristo e deste modo despertar a consciência para o anúncio do evangelho.





















PASCOM - Diocese de Palmeira dos Índios, Alagoas. 




Comentários

Postagens mais visitadas