IGREJA MATRIZ DE BATALHA TORNA-SE SANTUÁRIO DA VIRGEM DA PENHA


                                                  Sem. Joatan Pereira da Silva*
        Desde a abertura do Ano Jubilar da Diocese, no dia 19 de agosto de 2011, estavam previstas as instituições de quatro santuários para preparar e convidar os fiéis para a comemoração do jubileu áureo diocesano e fazendo dos mesmos, locais de peregrinação que atendam aos fiéis de cada setor da diocese.
        Começando pela instituição do Santuário de Nossa Senhora do Amparo (Catedral), no dia 1 de janeiro do corrente, e perpassando pela instituição do Santuário de Senhora Sant’Ana, em Santana do Ipanema, em 21 de janeiro, e pelo Santuário de Nossa Senhora do Rosário, em Delmiro Gouveia, no dia 12 de fevereiro as 7h. Neste mesmo dia, 12 de fevereiro, deu-se a instituição do último santuário, o de Nossa Senhora da Penha, a Igreja Matriz de Batalha, às 17h. Como nas outras, a Santa Missa foi presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, e concelebrada por alguns padres do Setor Batalha, a saber: Pe. Edivaldo (Vigário Paroquial local); Pe. José Neto (Pároco de Major Izidoro); Pe. Antônio de Pádua (Administrador Paroquial de Jacaré dos Homens); e, Monsenhor Josevel Mendes (Pároco de Batalha) que leu o decreto que instituiu  a Matriz de Nossa Senhora da Penha como Santuário de Peregrinação para o Ano Jubilar.
         A presença do Monsenhor foi marcante, pois o mesmo ainda encontra-se afastado de suas atividades paroquiais por indicação médica, visto que o mesmo encontra-se em tratamento em Maceió, desde setembro de 2011. Ainda assim fez questão de estar presente neste momento que ele mesmo descreveu como especial e, portanto, imperdível. Era visível seu inenarrável contentamento, bem como, a reciprocidade dos fiéis à atenção e dedicação de seu pastor paroquial.
         Agora, cada uma das paróquias do setor, assim como acontece nos outros, tem datas marcadas para visitar o santuário e buscar maior intimidade com cristo Eucarístico para que, instruídos e motivados pelo próprio Cristo, possam chegar ao jubileu áureo com verdadeiro espírito de amor e união pela caridade fraterna que deve, em Cristo, unir os diocesanos em busca da santidade que Deus espera de nós (Mt 5, 48).
         Que a Virgem Maria, a Senhora da Penha, interceda a seu Filho pelo Monsenhor Josevel e por todos os peregrinos que por ali passarem.
                                         *é seminarista do 2º ano de filosofia da Faculdade Católica São Tomás de Aquino (FACESTA)

Comentários

Postagens mais visitadas