Diocese de Palmeira dos Índios celebra Jubileu de Ouro de instalação em Alagoas


Presença do Núncio Apostólico do Brasil e Simpósio Eucarístico marcam o evento
 
A Diocese de Palmeira dos Índios inicia atividades comemorativas aos seus cinqüenta anos de instalação, com chegada da Imagem Peregrina da Padroeira Nossa Senhora do Amparo à Sé diocesana e Concelebração Eucarística às 19h30 de amanhã. O evento conta com diversas homenagens e se estende até o dia 19 no qual acontecerá Solenidade presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil.
“Nas comemorações do jubileu áureo de nossa Diocese tenho a certeza de que o Senhor nunca abandonou a sua Esposa, a sua bem-amada Igreja; a sua graça sempre superabundou em nós e em nosso meio, por isso, a Ele a glória, e a nós, ‘servos inúteis’, o trabalho”, comenta Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo diocesano de Palmeira dos Índios desde 2006.
Todos os dias Bispos das diversas dioceses do Brasil se fazem presentes para as Celebrações Eucarísticas na Catedral e em diversas paróquias, demonstrando assim verdadeira comunhão da Igreja com as celebrações deste jubileu.
Na programação do evento consta a realização de um Simpósio Eucarístico, permitindo assim reflexões sobre a Eucaristia e adoração ao Santíssimo Sacramento pela santificação do clero. Dentre os conferencistas encontram-se Padre Elison Silva, da Arquidiocese de Maceió, e Padre Jânison de Sá Santos, da Arquidiocese de Aracaju, ambos com formação acadêmica na área catequética.
O último dia reúne a Bênção do Marco do Jubileu às 16h e logo em seguida a Solene Concelebração de encerramento pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. A presença do prelado significa a comunhão de toda Diocese de Palmeira dos Índios com o Santo Padre, o Papa Bento XVI.
“Sem dúvida será um momento ímpar na história de toda a Diocese que durante estas atividades viverá dias mais intensos da sua experiência de fé”, afirma o Diácono Jerônimo Pereira, um dos organizadores do evento.
 
HISTÓRICO
A Diocese de Palmeira dos Índios foi criada aos 10 de fevereiro de 1962 pelo Santo Padre da época João XXIII com a Bula Quam Supremam, com a finalidade de dar “aos povos cristãos a oportunidade de conservar cuidadosamente a religião e de ajustar o modo de vida aos preceitos do Sagrado Evangelho”. Mesmo tendo sido criada em fevereiro daquele ano, a Sé Diocesana de Palmeira dos Índios só foi instalada em 19 de agosto pelo Núncio Apostólico da República Brasileira, Dom Armando Lombardi, representante papal. Para a composição do território da nova circunscrição eclesiástica foram desmembrados municípios das Dioceses de Maceió e Penedo.
   Antevendo recepcionar a nova Diocese, o vigário da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Palmeira dos Índios, Monsenhor Francisco Xavier Macedo, remodelou a Igreja Matriz para que posteriormente pudesse, com imponência, receber o título de Igreja Catedral, bem como organizou a construção do Palácio e Cúria Episcopal.
Para primeiro Bispo de Palmeira dos Índios, em 04 de julho de 1962, foi eleito por João XXIII, o paraibano Dom Otávio Aguiar Barbosa, na época, Bispo de Campina Grande (PB). O Prelado foi empossado na Sé Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Amparo em Palmeira dos Índios automaticamente no dia da Instalação Canônica da nova Diocese, ou seja, em 19 de agosto de 1962, diante de Dom Armando Lombardi,  de inúmeros bispos e autoridades estaduais e municipais.
Atualmente a Diocese encontra-se sob a guarda de Dom Dulcênio Fontes de Matos desde 09 de setembro de 2006, antes, bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju (SE), sendo assim transferido para ser o quarto Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios.
 
Para Entrevistas: Padre Antônio de Pádua (9914-9660) ou Diácono Jerônimo Pereira (9955-4916).
 
Por Rodrigo Rios
Assessor de Imprensa 1037 Mte-AL

Comentários

Postagens mais visitadas