NOTA OFICIAL DA DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS SOBRE A RENÚNCIA DO SUMO PONTÍFICE, O PAPA BENTO XVI






DECLARAÇÃO DO SANTO PADRE BENTO XVI SOBRE SUA RENÚNCIA AO MINISTÉRIO DE BISPO DE ROMA, SUCESSOR DE SÃO PEDRO
            Caríssimos Irmãos,
            Convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino.
            Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.
            Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.

Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.
BENEDICTUS PP  XVI


NOTA OFICIAL DA DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS SOBRE A RENÚNCIA DO SUMO PONTÍFICE, O PAPA BENTO XVI

            Caríssimos Diocesanos,
            Não diferentemente de todo o mundo Católico, com grande surpresa recebemos a notícia de renúncia ao ministério petrino, por sua Santidade o Papa Bento XVI. As razões que levam o Papa a esta importante decisão são claramente apontadas por ele com grande honestidade, e lucidez de quem sempre se colocou como colaborador da verdade: suas forças físicas já não são aptas a desempenhar tamanho e exigente encargo em decorrência da idade avançada.
            A renúncia causou surpresa a todos nós, mas não se trata de um ato arbitrário ou inédito. É um procedimento previsto no Código de Direito Canônico que reza no Cân. 187: Qualquer um cônscio de si, pode renunciar a um ofício eclesiástico por justa causa. E Cân. 332, § 2: - Se acontecer que o Romano Pontífice renuncie a seu múnus, para a validade se requer que a renúncia seja livremente feita e devidamente manifestada, mas não que seja aceita por alguém.
            Com relação a Bento XVI, só podemos dizer que trata-se de um atitude de um homem eminentemente de coragem, de honestidade franca para consigo, para com os fiéis, sobretudo, de fé inabalável naquele que é o Pastor Supremo da Igreja, Nosso Senhor Jesus Cristo. Com sua renúncia, a imagem do Papa Ratzinger se mostra cada vez mais firme e ilibada, pois, durante quase oito anos de serviço irrestrito à Igreja Universal, conduziu com sabedoria, com zelo e paternal amor a todos nós, auferindo de todos o carinho e a admiração pela sua singeleza e honestidade, por seu brilhantismo teológico e pelo tato em traçar um verdadeiro caminho ecumênico com todos os cristãos e consolidar o diálogo fraternal com as demais religiões do mundo, constituindo verdadeiro sinal de paz e unidade.
            Completa seu pontificado no dia 28 de fevereiro, deixando para o mundo o grande exemplo de humildade e coragem, próprio de um legítimo varão apostólico, lembrando-nos que para o cristão reinar não é outra coisa senão servir. Ficando vacante a Sede de Pedro, iniciar-se-á todo o processo de sucessão com o Conclave a fim de que seja eleito, através da assistência do Espírito Santo, o legítimo sucessor de Bento XVI. Rezemos a Deus para que tudo transcorra em paz e dentro em breve tenhamos o novo Sumo Pontífice.
            A Bento XVI, que sempre olhou com carinho e zelo por nossa Diocese nas vezes em que com ele estive, sobretudo na Visita Ad Limina Apostolorum, em 2009, a nossa gratidão e perene amor filial.
Dom Dulcênio Fonte de Matos
Bispo Diocesano de Palmeira dos Índios

Comentários

Postagens mais visitadas