A DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS CELEBRA O DIA SANTO DE PENTECOSTES

Sem. Luiz Júnio Ferreira de Couto

Na cidade de Santana do Ipanema, no Ginásio Poliesportivo São Miguel Arcanjo, da Casa do Menor, instituição filantrópica fundada por um sacerdote católico, na Paróquia de São Cristovão, aconteceu no ultimo domingo, 19 de maio de 2013, o Encontro Diocesano de Pentecostes.

O mesmo foi norteado pelo tema: “Esta é a vitoria que vence o mundo: a nossa fé” (cf. 1 João 5, 4b). Disposto pela Renovação Carismática Católica, movimento que tem como característica principal a “cultura de pentecostes”, e orientado pelos sacerdotes daquela cidade, os Reverendíssimos Pe. Clejean Melo da Silva, Pároco da referida paróquia, e Pe. Adalto Alves Vieira, pároco de Senhora Santana e Reitor do Seminário Diocesano.

Ali estiveram o Excelentíssimo e Reverendíssimo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, bem como alguns padres, seminaristas e uma grande multidão do povo de Deus, rebanho do Senhor que reside na igreja particular de Palmeira dos Índios (por volta de duas mil e quinhentas a três mil pessoas, segundo estimativa de radio local).

O encontro teve seu inicio, na manhã daquele domingo, com a oração do Santo Terço em honra a Virgem mãe de Deus. Após momentos de louvor e pregação, o Pe. Clejean conduziu um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, ocasião de intimidade com Jesus Eucarístico, vivido conforme a mística da solenidade celebrada naquele dia.

O Excelentíssimo e Reverendíssimo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, chegou cedo ao evento e juntamente com os sacerdotes Pe Clejean Melo e Padre Antônio dos Santos administraram o sacramento da confissão para mas de cem penitentes.

Às quatorze horas recomeçaram as atividades, com um breve momento de louvor e uma pregação que motivou os cristão ali presentes à um despojamento de seus desejos e a adesão a ação do Espírito Santo, que deve frutificar na vida da Igreja. Assim, devidamente exortados, todos participaram do momento maior que culminaria a reunião, a Santa Missa.

Com a alegria de filhos adotivos, a assembléia recebeu Dom Dulcênio, que presidiu o Santo Sacrifício, que já num primeiro momento reafirmou a importância daquele culto augustissimo. Também declarou quão grande era a sua alegria de, naquela ocasião, estar reunido com seu rebanho, a quem manifestou profundo amor. Em sua prédica, declarou à seus filhos ali presentes a importância de estar unidos em comum oração, assim como os Apóstolos e Maria no cenáculo, e quão frutuosa é essa união, capaz de dotar com uma linguagem compreensível a todos, a “linguagem do amor”.

Expondo o valor da unidade entre Cristo, como raiz e cabeça, e seus amigos, como ramos e membros, mencionou assim que a ação da Igreja é a ação de Cristo como cabeça na pessoa daqueles homens que Ele escolheu para conduzi - lá. Concluindo, recordou aos membros da RCC quão necessário é o cumprimento deste principio dizendo que a voz do diretor espiritual nos movimentos e pastorais é como que um eco da voz do bispo.

Por fim, presenteou-os com um novo diretor espiritual, que foi instantaneamente ovacionado. O Rev. Pe. Clejean, depois de sua nomeação, expressou sua alegria com o novo oficio e o carinho com que recebe este movimento, ao qual já dedicava singular atenção de pastor. Após os avisos e agradecimentos, o Prelado proferiu benção solene com a qual foram encerradas as atividades. 

Comentários