DEVOÇÃO E ALEGRIA: PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS CELEBRA FESTA DE SUA PADROEIRA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS-AL

 


Abundante de fervor e de júbilo, a Paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Palmeira dos Índios/AL, celebrou, entre os dias 16 e 26 de novembro, o Novenário e Festa de Nossa Senhora das Graças. Com o tema “Maria caminha sempre comigo”, a abertura dos festejos deu-se com uma procissão motorizada, a qual saiu da Capela São José, no bairro Paraíso. Com a imagem da Mãe das Graças à frente, o percurso foi seguido com orações e muito louvor até a chegada na Matriz onde aconteceram os festejos.


Desde a abertura da festa, os fiéis participaram assiduamente com piedade e devoção à Virgem da Medalha Milagrosa. Essa festa, tão aguardada a cada ano não somente por paroquianos mas também por fiéis devotos de Nossa Senhora das Graças, foi um verdadeiro Retiro Espiritual em que todas as pessoas puderam agradecer por inúmeras bênçãos derramadas sob a intercessão da Virgem Maria. Nesse novenário, a fé do povo foi inflamada e, ardentes de amor à Mãe de Deus, todos que participaram da festa ficaram certos de que Maria caminha com cada filho que a Ela recorre.


No decurso dos festejos, a comunidade paroquial teve a honra de receber os seguintes padres convidados: Pe. Vanderley da Silva Costa, Pe. Urilian Santana, Pe. José Francisco Araújo da Silva, Pe. José Augusto Andrade Bezerra, Pe. Clarindo Lopes da Costa, Pe. Clejean Melo da Silva, Pe. Joelder Pinheiro Correia de Oliveira, Pe. Jorge Paulo Gonzaga, Pe. Thiago Henrique Soares Pinto Tavares e o Bispo Diocesano Dom Manoel de Oliveira Soares Filho. O Pe. Thiago Soares de Matos e o Pe. Marcelo João Soares Costa foram concelebrantes em uma noite. Além disso, em um dia de festa, o presidente da Celebração foi o pároco da comunidade, Pe. Fábio Freitas dos Santos, o qual também celebrou a Missa com os enfermos e concelebrou os demais dias de festejos em honra a Nossa Senhora das Graças.


No dia em que o Pe. Fábio Freitas presidiu a Santa Missa, o pregador foi o Diácono José Paciência. Em todas as noites, os padres refletiram sobre Maria e sobre a importância d’Ela para todos como modelo de filha, de serva e de mãe. Ela é caminho para a salvação e estende Suas mãos para nos acolher e conceder a graça que é Cristo. Engrandecendo a espiritualidade dos devotos, os padres também suscitaram os fiéis a olharem para a Virgem da Medalha Milagrosa como Aquela que está sempre intercedendo junto ao Seu Filho.


Enfatiza-se, ainda, a participação das 13 comunidades pertencentes à Paróquia, que, a cada noite, de maneira intercalada, se dirigiram à Matriz com seus respectivos padroeiros. Todos, certos de que podem contar com a intercessão de Nossa Senhora, reafirmaram o sim a Deus e participaram de um momento propício para pedir o amparo e a proteção da Mãe das Graças. Na nona noite do novenário, aconteceu um belo momento de coroação da imagem de Nossa Senhora das Graças. Foi colocada a coroa na Virgem Maria, que é Rainha, Mãe de Deus e nossa.


As festividades culminaram no dia 26 com a Solene Celebração, presidida pelo Pe. Thiago Henrique Soares Pinto Tavares, o qual exortou os fiéis a refletirem sobre Jesus, rei do universo. O padre explicou que Jesus reina e tudo obedece a Deus. Mas nós, seres humanos, devemos escolher, somos livres para escrever a nossa história e Deus está conosco sempre. Mesmo quando nos afastamos d’Ele, Ele vai ao nosso encontro.


Após a Santa Missa, os fiéis, sob a condução do pároco da comunidade, Pe. Fábio Freitas, percorreram as principais ruas do bairro com os padroeiros das comunidades que pertencem à Paróquia e com a imagem da excelsa padroeira, Nossa Senhora das Graças, a qual passou por cada casa abençoando as famílias. Ao final da procissão, houve a bênção do Santíssimo Sacramento.


Por fim, ressalta-se que esse tempo em que ocorreram as festividades em honra à Mãe das Graças foi espiritualmente importante para todo o povo de Deus. Como o pároco Pe. Fábio Freitas falou durante a bênção do Santíssimo Sacramento, “quando nós veneramos a bem aventurada Virgem Maria, é porque sabemos que Ela pode nos levar até Jesus. Nós não a amamos por Ela, mas por aquilo que Ela nos trouxe, que foi o Seu Filho”. Assim, essa festa foi ocasião favorável para todos os fiéis se sentirem próximos de Jesus através de Nossa Senhora. Em todos os dias, o olhar de gratidão em cada rosto era evidente e, de forma profunda, esse novenário marcou a todos: o pároco Pe. Fábio, os Padres convidados, as equipes de organização da festa e os fiéis que fizeram da festividade um grande evento para Deus e para a Virgem da Medalha Milagrosa. Ao final dessa festa, se concretizou “Maria caminha sempre comigo”.




.
.
.
.
.

PASCOM - Paróquia Nossa Senhora das Graças | Palmeira dos Índios - AL


Comentários

Postagens mais visitadas