CÁRITAS NO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCETES

 
                                                                           Jefferson Souza Farias da Costa
Agente da Cáritas Brasileira
Articulador do PIAJ em Palmeira dos Índios


O Projeto Eco Vivência do Programa Infância, Adolescência e Juventude - PIAJ, executado pela Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios em parceria com a Cáritas Brasileira Regional NE2 participou da mobilização de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A mobilização marca uma série de atividades em todo o Brasil que recorda, com profunda indignação, o caso ocorrido em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória no Espírito Santo, quando a criança Araceli, de nove anos, foi drogada, violentada, morta e seu corpo foi desfigurado com ácido por seus algozes. O caso ficou impune. O dia 18 de maio foi instituído como dia para a as lutas e mobilizações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

São objetivos da mobilização: alertar a sociedade para o enfrentamento contra os altos índices de violências cometidas contra a infância e adolescência, com ênfase aos casos de abuso e exploração sexual, sensibilizar para as denuncias a serem feitas ao Conselho Tutelar em cada município ou discando 100, para denuncias anônimas, como para o fortalecimento das ações das redes de proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Em Palmeira dos Índios a semana foi marcada por ações de entidades integrantes da Rede de Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Palmeira dos Índios com visitas aos grupos acompanhados.

A culminância aconteceu no dia 17 de maio. A concentração foi realizada na Praça da Independência, às 09h, saindo em seguida com uma marcha pelas ruas do centro de Palmeira dos Índios para a Casa Museu Graciliano Ramos onde na ocasião foi apresentada uma peça teatral pela Companhia da Meia Noite, de Maceió, além das apresentações de teatro de bonecos e de vídeos pedagógicos explicativos para as crianças e adolescentes.

A coordenação da atividade esteve com a Rede de Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Palmeira dos Índios e com representantes do governo municipal através das Secretarias de Assistência Social pelo CREAS e de Saúde pelo Programa Saúde na Escola.

Participaram as entidades e projetos do governo: CMDCA, CMAS, Cáritas Brasileira, Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, Lar da Criança, Projeto Livro na Mão e Bola do Pé, CREAS, CRAS, Pró Jovem Adolescente, PETI, Projeto Saúde na Escola, Escolas da Rede Municipal, Escolas da Rede Estadual.

Comentários

Postagens mais visitadas