Setor Pastoral Social NE 2 realiza sua XXII Assembléia em Palmeira dos Índios.


Por Rita de Assis Costa
Presidente da Cáritas Diocesana

 A Diocese de Palmeira dos Índios sediou a XXII Assembléia Regional das Pastorais Sociais NE 2 realizada no período de  03 a e 05 de maio de 2013, no Centro de Treinamento de  Pastoral PIO XII, contando com a presença  de 14 dioceses, 46  participantes vindos dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, estados que formam o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB). Com acolhida, mística, fraternidade e compromisso os trabalhos foram iniciados com partilha de experiências vivenciadas por cada Paendo como tema central “Pastorais Sociais, Identidade e Missão e desafios no Contexto das transformações sociais”.

Sob a facilitação do Assessor, Flávio Lyra que provocou os participantes a fazerem uma análise de conjuntura  sócio-econômica e política do país, seguida pela reflexão sobre a conjuntura Eclesial oportunizando a partilha dos desafios e as dificuldades que as Pastorais Sociais estão enfrentando, mas apontando também caminhos para enfrentamento e superação dos desafios e das dificuldades.

Este foi um momento rico de participação, de tomada de decisões e de encaminhamentos para o fortalecimento do setor e da caminhada das pastorais sociais no Regional NE II. Sem contar que as visitas de Dom José Luis, bispo responsável pelas Pastorais Sociais e de Marcos Bezerra articulador do Setor, às províncias trouxeram um novo vigor para a caminhada das Pastorais Sociais no Regional NE II.

O Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos esteve presente em vários momentos da Assembléia que contou com a participação do Coordenador Diocesano das Pastorais Sociais, da Cáritas Diocesana, da Coordenação Diocesana de Catequese e representantes de  outras pastorais e Movimentos da Diocese de Palmeira dos Índios. 

Comentários