Paróquia São Cristóvão em Santana


Amados irmãos em Cristo, em comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco e atendendo ao seu pedido feito na homilia do Domingo de Ramos, o qual convocava que nos preparássemos bem, sobretudo espiritualmente, nas nossas comunidades, para que a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro, seja um sinal de fé para o mundo inteiro, é que está sendo realizado o Bote Fé do Setor Santana. A cruz do Bote Fé peregrinará por todas as paróquias que formam o supracitado setor. Desse modo, no período de 05 de maio a 01 de junho, a referida Cruz esteve na paróquia de São Cristóvão. Foram 28 dias de intensa oração, missão e concomitantemente de preparação para a JMJ, no intuito de realmente reavivar a fé da nossa comunidade católica, em especial, da nossa juventude.
Toda a programação foi idealizada pela a juventude paroquial em comunhão com o pároco Padre Clejean Melo, sendo assim, a Cruz peregrinou pelas comunidades paroquiais da zona urbana, sendo que: na primeira semana foi para a comunidade da Floresta, seguida da de São José, depois Centro Bíblico, o qual abrangia Lajeiro Grande e Pedrinhas, culminando na sede paroquial, foi realizado: a recitação do Ofício da Imaculada Conceição pelas ruas, Adoração ao Santíssimo Sacramento com o Padre Edivaldo, visita dos grupos e movimentos jovens com palestra as escolas, palestra teológica sobre a Cruz com o Padre Janildo Medeiros, terço dinamizado, vigília eucarística e shows promovidos pelas bandas e ministérios paroquiais.
A passagem da Cruz do Bote Fé Setorial em nossa paróquia, nos impulsionou a refletir e reafirmar a nossa fé na pessoa de Cristo, pois compreendemos que Deus é o nosso maior tesouro e só em comunhão com Ele nossa existência ganha sentido. Quem acredita encontra a verdadeira vida, pois o próprio Cristo afirma: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Culminando toda essa grande festa da Fé, teve-se no último dia 01 de junho o encerramento, com a presença do nosso Bispo, pastor e pai espiritual presidindo a Santa Missa, Dom Dulcênio Fontes de Matos, o qual em sua homilia ressaltou que por assumirmos enquanto jovens a nossa caminhada na Igreja não somos piores nem melhores, mas temos o dever de sermos diferentes. No final da celebração, o mesmo convidou todos os jovens presentes para dar uma benção especial.
Diante de tantas graças concedidas por Deus, vale a pena, reforçar o convite que o Santo Padre, o Papa Francisco, faz a juventude, quando os convoca a não se envergonharem da Cruz de Cristo; antes, abraçá-la, porque se deve compreender que é no dom de si mesmo que se alcança a verdadeira alegria e que Deus venceu o mal com o amor. E acrescenta, ainda, que se deve levá-la pelas estradas do mundo, correspondendo ao convite de Jesus: «Ide e fazei discípulos entre as nações» (cf. Mt 28, 19). 
E continua a exortação quando conclama os jovens a viverem a alegria de caminhar com Jesus, de estar com Ele, levando a sua Cruz, com amor, com um espírito sempre jovem! Então, diante disso, peçamos a intercessão da Virgem Maria. Que Ela nos ensine a alegria do encontro com Cristo, o amor com que O devemos contemplar ao pé da cruz, o entusiasmo do coração jovem com que O devemos seguir por toda a nossa vida. 
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!



Comentários