31ª ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL

Impelidos do Santo Espírito de Deus e a luz da Palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos convoca incessantemente à vivência e anúncio do Reino de Deus, o Centro de Treinamento Pastoral Pio XII reuniu nos dias de 07 a 09 de novembro deste ano todo clero, religiosos e religiosas, leigos juntamente com o pastor maior, Bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos na 31º Assembleia Diocesana de Pastoral para juntos reavaliarmos as ações desenvolvidas em nível de setor, bem como traçar planos e metas para o ano vindouro.
A assembleia teve como foco principal de discussão e reflexão a evangelização da juventude, tomando como referência o Documento 85 da CNBB. Motivados pela realização da Jornada Mundial da Juventude ocorrida neste ano, o lema foi: “Ide, e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).  
Compreendendo que ser jovem é estar disposto a servir, é querer viver, com entusiasmo, o grande desafio da vida humana. É fúnebre ver atitudes de morte no dia a dia dos jovens! É melancólico ver a melancolia nas pupilas dos olhos dos jovens! Quanto mal causa à humanidade ver jovens, em tenra idade, envelhecidos pala desordem do pecado e desorientados ante a permissividade sexual que impera em nossa sociedade.
Nesse contexto, a celebração de abertura organizada por jovens do Setor Santana buscou evidenciar as dores e alegrias pelas quais tem sofrido a nossa juventude, de modo particular, no que tange os nossos setores diocesanos de Pastoral. Ainda na cerimônia de abertura Dom Dulcênio fez uma breve colocação enfatizando que se faz necessário escutar os constantes apelos dos jovens, no intuito de criar uma cultura de solidariedade abdicando a cultura do egoísmo, do descartável. Também salientou a necessidade de construir um mundo mais fraterno, uma Igreja acolhedora, e referendando o que outrora afirmou o Santo Padre Papa Francisco, a missão dos jovens é ser protagonistas das mudanças sociais.
Se dirigindo aos jovens na JMJ/Rio 2013, o Santo Padre, Papa Francisco, afirmou que “queremos que a vida tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: «bote fé» e a vida terá um sabor novo, a vida terá uma bússola que indica a direção; «bote esperança» e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; «bote amor» e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. «Bote fé», «bote esperança», «bote amor»!”. Fazendo uma retrospectiva de pontos marcantes da Jornada Mundial da Juventude e refletindo as contribuições da mesma, o conferencista, Pe. Valmir Galdino Paes discutiu a questão da evangelização da juventude.
Acerca, ainda, do tema discutido o presbítero evidenciou que a evangelização da juventude reflete ir ao encontro do outro, anunciar Jesus para que todos sejam discípulos de Cristo. Dentre inúmeras colocações as quais nos fizeram pensar sobre as condições em que se encontra esta parcela significativa da sociedade, o supracitado padre apontou o que ser jovem, as necessidades deste público, os medos, o lugar destes no âmbito social, as marcas, a violência. Também traçou o perfil do jovem católico, deixando evidente que a nossa presença deve ser uma presença evangelizadora e a de anunciar Jesus como proposta que garante a felicidade verdadeira. Por fim, apresentou pontos que podem orientar no trabalho com a juventude, deixou claro que Setor da juventude é a reunião de todas pastorais, movimentos, grupos, catequese de crisma, congregações e novas comunidades. Enquanto Pastoral da Juventude refere-se aos grupos de jovens que não tem uma espiritualidade específica. Por conseguinte, possibilitou a apreciação de subsídios para o trabalho com a juventude.
É preponderante frisar que durante esta assembleia de muitas propostas apresentadas, algo considerado singular foi a de um curso de teologia pra leigos semipresencial, oferecido pela Faculdade Católica Santo Tomás de Aquino (FACESTA), que iniciará no dia 14 de março de 2014 e ainda um congresso sobre o Concilio Vaticano II que acontecerá no ano de 2015.
Muitas foram as propostas para a evangelização da juventude, os setores diocesanos ao planejar as atividades de 2014, não obstante consideraram significativas ações com os jovens. Uma ação relevante a ser trabalhada em toda a Diocese trata-se do resultado da 48º Assembleia Pastoral Regional, a qual foi: Dinamizar e orientar a catequese de Crisma na perspectiva de grupo de jovens, no intuito de fazer com que os crismandos criem raízes na Igreja. A partir da promoção de experiências espirituais com a Palavra de Deus e existenciais, além de introdução à doutrina, culminando na criação de laços de amizade e compromisso que darão garantia de continuidade do jovem na vida da Igreja, por meio das diversas expressões juvenis; Formar os catequistas; Desenvolver um plano de ação/missão paralelo aos encontros de formação de Crisma.
O encontro foi de inestimável valor no que tange o serviço com a evangelização da juventude e também proporcionou momentos de espiritualidade.
A assembleia convocou a todos para posicionar-se com um olhar mais atento à juventude. Envoltos de esperança, caminhamos com Aquele que é o “caminho a verdade e a vida” (Jo 14,6) rumo a novas atitudes na certeza de Cristo “verdade e vida” (Jo 14,6)  continuará  a guiar o seu rebanho.
Parafraseando o Padre Valmir “Deus suscitou o desejo da Igreja olhar para  a juventude para que tenhamos uma juventude sadia de corpo e alma”. Arregacemos as mangas e vamos anunciar, afinal: “A Igreja é, por excelência missionária! Ela existe para fazer com que Jesus Cristo seja conhecido, amado e seguido! (...) A Igreja, para continuar esta missão de evangelização, conta também convosco. Queridos jovens, vós sois os primeiros missionários no meio dos jovens da vossa idade!” (Papa Emérito Bento XVI)
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

                                                     Edivânia Alves de Oliveira
Paróquia de São Cristóvão – Santana do Ipanema































Comentários