VISITA DA PRESIDENTE E DO CO-PRESIDENTE DO MOVIMENTO DOS FOCOLARES AO BRASIL

      


Dia 24 de março chegaram ao Brasil Maria Voce (Emaus) e Giancarlo Faletti, presidente e co-presidente do Movimento dos focolares ao Brasil, que assumiram após a partida para o Paraíso de Chiara Lubich (fundadora do Movimento dos Focolares). Como primeira parada desembarcaram em Recife, onde fica a sede regional (Mariápolis Santa Maria – Igarassu).
Nestes dias visitaram o Polo Empresarial Ginetta, a Escola Santa Maria, a Ilha de Santa Teresinha (comunidade onde o Movimento está presente há mais de 50 anos), o Bispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido. A Câmara Municipal de Igarassu concedeu a chave da cidade aos sucessores de Chiara Lubich. Participaram também da inauguração da “Cátedra Chiara Lubich – de fraternidade e humanismo”. Este novo espaço acadêmico de estudo e pesquisa é promovido pela Uicap, em conjunto com a Faculdade Asces de Caruaru.


                No dia 29 de Março (sábado) foi realizado um grande encontro com a comunidade do nordeste no Centro de Convenções de Recife. Eram mais de 2800 pessoas entre jovens e adultos. Houve apresentações culturais de vários estados (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará), como o maracatu, o reisado, a ciranda, a quadrilha, o coco de roda e manifestações como romarias, carnaval, a lavagem das escadarias do Senhor do Bonfim. Entre cada apresentação, experiências de vida eram contadas como a da família de João Vitor, um adolescente de Sergipe, que faleceu de câncer há dois anos, que ciente de toda gravidade de sua doença e apesar das dores, continuava com alegria, coragem e fé e não deixava de amar a quem passava ao seu lado. Os pais e a irmã apresentaram a experiência vivida por eles com solenidade e dor, mas na certeza de que João Vitor tinha cumprido a Vontade de Deus em sua vida terrena.



                Outra experiência marcante foi de uma jovem focolarina que diante de um paciente ateu que a questionava e tentava convencê-la da não existência de Deus, manteve-se firme em sua convicção, revelando a ele o quão era feliz ao ponto que também ele, com esta convivência, passou a acreditar em Deus. Outras experiências tocaram em questões sociais como a igualdade racial e o desenvolvimento econômico com base nos princípios da partilha. Outras ainda revelaram a força da Espiritualidade vivida nos relacionamentos, nos pequenos grandes gestos de solidariedade, de respeito, de amizade sincera, de bondade contra toda a maldade que pode afligir homens e mulheres no cotidiano.
                Na segunda parte da programação Emaus e Giancarlo responderam a várias perguntas que incluíam temas como família, educação, a relação com outras igrejas, juventude, a posição do Movimento frente a desigualdade social, à economia e à política. Uma jovem perguntou à Emaus o que tinha dado mais alegria a ela nestes anos como presidente e ela respondeu que foi ter assinado a solicitação para a abertura da causa de beatificação de Chiara Lubich.
                O encontro foi encerrado com uma missa que transformou o Teatro Guararapes em uma igreja. A imagem no telão era da nave dourada de uma igreja barroca. Presidiu a celebração o bispo Dom Dino Marchió de Caruaru, que representou também o bispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido. Concelebraram 20 sacerdotes e três diáconos. A homilia lançou luzes sobre a adesão à Espiritualidade do Movimento dos Focolares que impulsiona a cada um no caminho individual e coletivo de santidade.
                No domingo Emaus e Giancarlo se encontraram com os jovens e adolescentes do Movimento e após o encontro percebíamos no semblante de cada um a alegria por estes dias vividos com esta grande família da Obra.
                Eles seguem a viagem pelo Brasil, visitando as várias comunidades Belém, Saõ Paulo e a Mariápolis Ginetta.


Christiane Jatobá




Comentários

Postagens mais visitadas