VISITA PASTORAL DE DOM DULCÊNIO FONTES DE MATOS


       
 
A Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Igaci recebeu o Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, em Visita Pastoral, em pleno mês mariano, na data de 19 a 23 de maio. Sua presença marcou profundamente a vida eclesial desta comunidade, pelo próprio evento em si, pois a visita pastoral é um ato de pastoreio, através do qual o Bispo, em nome de Cristo, aproxima-se das diversas comunidades cristãs de sua Diocese para conhecê-las melhor, mostrar sua solicitude por todos – especialmente pelos mais necessitados de misericórdia e alento –, escutar e atender fraternalmente a seus filhos, levar a mensagem do Bom Pastor, e em seu nome, atrair aos dispersos e desanimados.
        A recepção oficial aconteceu no começo da exuberante noite do dia 19, na Praça Con. Luís Farias Torres, onde está situada a Matriz dedicada à Virgem Mãe da Saúde. Acompanhado do Pároco, Pe. José Pinto e do Vigário Paroquial, Pe. Marc David, o mesmo foi recepcionado e acolhido pela Banda Fanfarra Helena Tôrres Piancó, sob a batuta do regente Prof. Wellington Augusto Canuto. Com uma significativa presença dos paroquianos, fizeram-se presentes no referido ato, os legisladores do município e o Poder Executivo, ora representado pelo Prefeito Municipal, Dr. Oliveiro Tôrres Piancó, acompanhado da Primeira Dama, a Sra. Adriana de Almeida Nunes Tôrres, e a Secretária de Administração, a Sra. Maria Alves da Rocha. O Sr. Prefeito, num tom amável e solene, discursou sobre a importância e alegria em receber em território igaciense o Bispo Diocesano para uma convivência fraternal e munida pelos fundamentos da fé e orientações da Igreja Particular de Palmeira dos Índios. Seguidamente o Prefeito Municipal entregou ao Sr. Bispo as chaves da cidade, um gesto historicamente simbólico e acolhedor, reservado tão somente àquelas pessoas que assumem um encargo de nível considerado e totalmente disposto ao bem comum e a vivência e propagação da Verdade.
 
         Ato seguido coube à esfera eclesiástica, a cargo do Pe. Luiz Carlos, colaborador da paróquia, destacando, sobretudo, as origens e a identidade da cidade, tanto no âmbito civil como eclesiástico, além de resgatar o sentido e a especificidade da visita pastoral, acontecimento este que a Paróquia Nossa Senhora da Saúde não vivia há mais de três décadas: "Dom Dulcênio, nosso Apostolorum Successores (Sucessor dos Apóstolos): nossos corações estão jubilosos! As casas de nosso Povo estão abertas! Fique conosco, pois a mesa já está posta! Nada melhor que recitar as melódicas palavras do nosso hino:

Que a Virgem da Saúde, tua guia,/ Secular, que te acompanha em tua história,/ Te conceda dias cheios de alegria/ Na escalada de tua humana trajetória."

      Após o discurso do Pe. Luiz Carlos, Dom Dulcênio saudou a todos os presentes, destacando a presença do poder civil, eclesiástico e do Povo de Deus, centrando-se, sobretudo, no objetivo e no significado da Visita Pastoral que constitui, fundamentalmente, uma das atividades principais do Bispo no desenvolvimento de sua missão episcopal. A visita do Bispo às diferentes comunidades da Diocese é uma das principais tarefas encomendadas aos pastores de uma Igreja Particular, tendo em vista que cada um dos Bispos também é pároco de todas as paróquias da Diocese; devido a impossibilidade de atendê-las de forma pessoal e personalizada, as mesmas são recomendadas ao serviço de um sacerdote (especialmente ao pároco) que o representa e as serve pastoralmente.
 
           Em seguida, o JAC (Jovens Adoradores de Cristo) apresentou uma coreografia marcada por um toque de beleza e suavidade, como gesto de acolhida e demonstração da presença e atuação juvenil em nossa paróquia. Por último, a banda musical fez mais uma apresentação, ato que antecedeu a Solene Celebração Eucarística no espaço sagrado da Igreja Matriz. Ao final da Santa Missa, o Pe. José Pinto rememorou a programação da Visita Pastoral, elaborada conjuntamente e com aprovação prévia do Bispo Diocesano.
             Nosso Pastor diocesano conheceu mais de perto as Comunidades que formam nossa Paróquia, especialmente àquelas situadas na área rural. A seguir, mencionamos algumas das atividades realizadas dentro da programação: o encontro com as lideranças de todos os movimentos e pastorais existentes na paróquia, realizado na Igreja Matriz; visita às Religiosas do Sagrado Coração de Jesus, na Obra Social Educandário Jesus Mestre; visita às escolas municipais estabelecidas no perímetro urbano e rural (incluindo a Escola Estadual de Coité das Pinhas); visita e bênção às Unidades de Saúde; visitas, palestras e bênçãos e/ou Celebração Eucarística nas comunidades (Capelas); Celebração Eucarística e Confirmação da fé aos jovens residentes nos Setores de Coité das Pinhas (celebrada na comunidade Pé de Serra) e Lagoa do Félix; encontro com o Sr. Prefeito Municipal, seguido de almoço em sua residência; visitou alguns enfermos em suas residências, acompanhado de uma dinâmica equipe paroquial que atua nesse serviço pastoral; visita à Rádio Comunitária Kerigma FM, seguida de entrevista entre outras atividades.
         Devido um contratempo surgido no último dia da Visita Pastoral, algumas comunidades que haviam sido contempladas para receberem o Pastor Diocesano foram comunicadas da impossibilidade de tal ato. A mesma programação será mantida e realizada no próximo dia 26 de julho (sábado) na mesma ordem e teor. Serão visitadas as comunidades de Travessão, Riachão, Lagoa Redonda e Novo Rio.
 
            A Visita Pastoral foi concluída com a Solene Concelebração Eucarística na sexta-feira do dia 23 de maio na Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, às 19h30. Na oportunidade, a Paróquia foi agraciada com a presença de Dom Hildebrando Mendes Costa, quarto Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju e bispo-emérito de Estância, Sergipe, passando aos anais da história paroquial a presença de dois bispos num mesmo ato litúrgico e, ademais, Bispo Sagrante principal do nosso Pastor Diocesano. Após os ritos finais, Pe. José Pinto fez uso da palavra, agradecendo ao Sr. Bispo sua missão desempenhada com esmero e devotação, destacando que a "Visita Pastoral do Bispo é um evento de graça que reflete de certo modo àquela especial visita com que o 'Supremo Pastor' (1Pd 5,4) e guardião de nossas almas (1Pd 2,22), Jesus Cristo, visitou e redimiu o seu povo" (Lc 1,68). Em seguida o Vigário Paroquial agradeceu mais uma vez a presença do Pastor e o empenho de todas as pessoas e comunidades que se prepararam para acolher a tão esperada visita do Bispo Diocesano que, de perto, pôde contemplar a vida do nosso povo, seus lamentos e esperanças. Seguidamente a Paróquia fez uma homenagem a Dom Dulcênio, entregando-lhe uma placa para eternizar a referida visita e uma singela lembrança; Dom Hildebrando também foi presenteado como forma de acolhida e agradecimento por fazer-se presente e o Pe. José Pinto pela sua dedicação e trabalho contínuo na Ação Evangelizadora da Igreja, fincada em terras de Olhos d´Água do Accioly, venturosa Igaci.
 
       Os frutos da Visita Pastoral do nosso estimado Pastor Diocesano não tardaram em aparecer e, durante esses dias se podia notar especialmente na fervorosa acolhida do povo, na alegria estampada de todos, na proximidade das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em ver, escutar e partilhar as maravilhas da fé cristã em comunhão direta com o Bispo Diocesano gerando, indiscutivelmente, um maior fortalecimento na fé, uma maior compreensão e vivência da comunhão eclesial.
         Dom Dulcênio, nosso estimado Bispo e Pastor, nossos paroquianos estão felizes! Nossa paróquia está muito grata pela vossa disponibilidade e carinho demonstrados nessa semana tão abençoada, e todos estamos convencidos que o senhor também pôde saborear um pouco de nossa riqueza e pobreza, de nossa simplicidade e autenticidade, de nossas inquietações e esperanças e, ademais, estamos certos que todas essas experiências serão de grande valia para que o nosso Bispo seja fortalecido na fé e na sua difícil, mas necessária missão na Igreja: pastorear o rebanho que o Cristo e Senhor lhe chamou e confiou.

 

 

Pe. Luiz Carlos Rocha – Colaborador Paroquial

Pe. Marc David – Vigário Paroquial

Pe. José Pinto – Pároco
 


 

Comentários