INSTITUIÇÃO NO MINISTÉRIO DE LEITOR DOS SEMINARISTAS THIAGO SOARES E MARCELO JOÃO

Seminarista Thiago                    Seminarista Marcelo

Nos dias 04 e 06 de Julho do corrente ano, nas cidades de Batalha e São José da Tapera, durante a Celebração da Santa Missa da Primeira Sexta e do Domingo, nosso Bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos instituiu respectivamente no Ministério de Leitor os seminaristas Thiago Soares de Matos e Marcelo João Soares Costa, o quais, atualmente, estão cursando o 3º Ano de Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em Aracaju – SE.

Mons. Josevel, Pároco de Batalha

Seminarista Thiago

As duas Celebrações Eucarísticas (dia 04 em Batalha e dia 06 em São José da Tapera) tiveram início às 19h:30min., transcorrendo com muita tranquilidade e significativa participação de fieis oriundos das comunidades rurais e urbanas. Ambas as celebrações foram presididas por nosso Bispo Diocesano, Concelebradas pelos respectivos párocos, Mons. Josevel e Mons. Rosevaldo; assistidas pelo Diácono Bruno Igor, bem como contaram com a participação de alguns seminaristas da diocese, os quais em clima de alegria e fraternidade se congratularam com o seminarista Marcelo João e sua família por mais um importante passo vocacional em sua vida. 

Diácono Bruno recebendo bênção para proclamar o Evangelho. D. Dulcêmio e Mons. Rosevaldo, Pároco de São José da Tapera

Seminarista Marcelo João

Assim, através desta ação litúrgica, tanto o Seminarista Thiago como o Seminarista Marcelo João tornaram-se Leitores Instituídos da Santa Igreja de Cristo, tendo em vista o itinerário formativo rumo à recepção das Ordens Sacras, isto é, Diaconato e Presbiterato. Assim, o Leitor é instituído para a função que lhe é própria, a saber: Ler a Palavra de Deus nas Assembleias Litúrgicas. Por isso mesmo, na Santa Missa e nas demais Ações Sagradas, compete ao Leitor Instituído o encargo de fazer as Leituras da Sagrada Escritura (com exceção do Evangelho). Com a Instituição no Ministério de Leitor, o seminarista é chamado a desenvolver a cada dia o conhecimento e o vivo amor à Palavra de Deus, de modo a tornar-se um discípulo mais perfeito do Senhor.

Seminarista Thiago recebendo a Palavra de Deus

Seminarista Marcelo recebendo a Palavra de Deus



Rezemos, pois, por estes nossos irmãos e por todos os demais seminaristas da nossa Diocese de Palmeira dos Índios, afim de que sejam sempre fieis ao chamado de Nosso Senhor, o Bom Pastor! E que a Virgem do Amparo, com sua Maternal Intercessão, suscite novas vocações sacerdotais e religiosas! Amém!

Seminarista Ronny Dennyson Monteiro Santana

2° ano de Teologia 

Comentários