1ª FESTA DE SÃO FRANCISCO NA FAZENDA DA ESPERANÇA NOSSA SENHORA DO AMPARO

Jovens internos da Fazenda Nossa Senhora do Amparo

Com público predominantemente jovem, estimado em duas mil pessoas, realizou-se no dia 28 de setembro de 2014, a já tradicional em outras Fazendas, Festa de São Francisco de Assis.
O Tema da festa – Deus é a Esperança – foi abordado pelo Pe. Márcio (São Paulo) e o grande objetivo que é levar Deus aos participantes foi meditado e vivido num clima de paz e muita alegria. A Banda Lumen Christi de Santana do Ipanema animou todo o evento juntamente com os apresentadores Maurício e Carla (Sergipe) que tiveram um desempenho brilhante, mantendo a plateia unida e participante.
A programação foi bastante dinâmica, intercalando-se palestras com teatros, danças, dinâmicas e belíssimas coreografias (programadas e espontâneas). Todo o programa focou a prevenção às drogas e o amor ao próximo. O teatro dos internos da Fazenda de Marechal Deodoro, a RCC de Palmeira dos Índios e dos internos da Fazenda da Esperança Nossa Senhora do Amparo, da Diocese de Palmeira dos Índios, deixaram mensagens vivas de esperança e traduziram cenograficamente as dificuldades enfrentadas para se chegar à Fazenda, o doloroso processo de conversão e a vida de São Francisco, respectivamente.
A belíssima coreografia do Centro Educacional Cristo Redentor, a dança do coco (grupo de Batalha) e as experiências de internos e ex-dependentes levaram o público ao êxtase. Entre os depoimentos tivemos uma experiência familiar (Edson e família); as palavras de um professor consagrado que, por coincidência, se chama Francisco (da Fazenda de Lagarto – SE); o depoimento de um sacerdote da Fazenda (Pe. Justênio) e finalmente a experiência de um casal Josafá e Nydia, atuais coordenadores da nossa Fazenda da Esperança.

Josafá, responsável pela Fazenda da Esperança Nossa Senhora do Amparo

Ficou também com o Pe. Márcio o histórico das Fazendas da Esperança e Dra. Maria José falou sobre o início e dificuldades da Fazenda Nossa Senhora do Amparo, salientando o valioso trabalho de revitalização da Fazenda pelo casal José Roberto e Nelci, nomes que serão sempre referência nesta Fazenda. Também falou como as mãos divinas se fizeram extensão nas mãos dos atuais e jovens coordenadores, Josafá e Nydia.
Na oportunidade, a Dra. Maria José lançou um desafio sobretudo para os jovens no sentido de se aprofundarem no conhecimento da Fazenda da Esperança, para, na próxima festa de São Francisco em 2015, participarem de um concurso literário de versos (poesia ou cordel), que terá premiação em dinheiro para os três primeiros lugares e publicação da Poesia ou Cordel na classificação de primeiro lugar.
Após o almoço ainda tivemos mais um palestra brilhante e bastante educativa sobre prevenção às drogas com Fabiano Passos (Coordenador do RCC da Diocese de Palmeira dos Índios) e um grupo de focolarinos, coordenados por Simone (Arapiraca) apresentaram uma dinâmica muito interessante, deixando uma grande mensagem de paz proposta por, Chiara Lubic, o TIME OUT, que está sendo rezado por jovens do mundo inteiro que entram em unidade no mesmo horário. Aqui no Brasil, ao meio dia.

TIME OUT
“Eterno pai, unidos em nome de Jesus,
te pedimos a paz para o mundo,
para que não existam mais guerras
e conflitos em nenhuma parte da terra.
Pedimos também que se resolvam os problemas dos
países que sofrem pelas graves situações econômicas,
políticas e sociais; enfim, pedimos que
o mundo unido se torne uma realidade.
Amém.”

Para encerrar a festa nada melhor e nem mais edificante do que a presença viva de Cristo em nosso meio através da Eucaristia presidida pelo nosso Bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos e concelebrada pelos Padres: Damião (Cacimbinhas), Jean (Poço das Trincheiras), Justênio (Sergipe) e Márcio (São Paulo).

“A ESPERANÇA NOS IDENTIFICA NA IGREJA E O TESTEMUNHO DA ESPERANÇA NOS IDENTIFICA NO MUNDO!”


Drª. Maria José Ferro







Comentários

Postagens mais visitadas