FESTA DO PADROEIRO SÃO CRISTÓVÃO, EM SANTANA DO IPANEMA- AL


Celebrar um santo é celebrar o próprio Deus, que faz maravilhas naqueles que se abrem e se tornam dóceis ao seu Espírito Santificador. Pela graça de Deus, a comunidade de São Cristóvão celebrou, de 09 a 19 de outubro, o novenário em honra ao seu excelso padroeiro. Foi, sem dúvida, um importantíssimo momento de reavivamento espiritual nesta comunidade.
Após a celebração do Jubileu Áureo, propôs-se em comunhão com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil 2011-2015, inspiradas na Conferência de Aparecida que interpela para uma necessidade urgente de uma conversão pessoal e pastoral, refletir o tema, tomando-se como referência, também, o documento 100 da CNBB: Comunidades de comunidades: uma nova paróquia.
Os padres que abrilhantaram a festa ressaltaram a necessidade de conversão, a qual é gradual e deve-se estar pautada na busca contínua da vivência dos preceitos cristãos. E, no dia 19, celebrando as graças e bênçãos derramadas por Deus, o Bispo Diocesano, pai e pastor, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a celebração juntamente com o pároco Padre Clejean Melo da Silva, o padre Manoel Pereira e o padre Adalto Alves Vieira.

Na homilia, Dom Dulcênio, levou a todos a refletir sobre a necessidade de dar a Deus o que é de Deus, respondendo com gestos concretos e fraternos ao Amor dado por Deus. Enfatizou, ainda, os apelos da exortação do Papa Francisco, exprimidos na encíclica Evangelium Gaudium, de que é preciso ir ao encontro daqueles que estão à margem, sair do centro. Também, apontou caminhos concretos para a renovação da fé nesta comunidade, diante das inúmeras mudanças que está vivendo.
O novenário encerrou-se com a tradicional e solene procissão com a imagem do glorioso padroeiro São Cristóvão, com saída da cidade de Olho D’ Água das Flores e bênção do Santíssimo Sacramento pelo Bispo, Dom Dulcênio.

Redemos graças a Deus e rogamos a Nossa Senhora do Amparo, Padroeira da Diocese, para que sejamos revigorados em nosso compromisso de verdadeiros discípulos e discípulas missionários de seu amado Filho Jesus! E pedimos a São Cristóvão, nosso mui digno Padroeiro, que nos guie e nos proteja na jornada rumo ao céu.
Edivânia Alves de Oliveira
Paróquia de São Cristóvão









Comentários