A DIOCESE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS SEDIA SEMINÁRIO REGIONAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015


           A equipe Regional de Campanhas do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – promoveu no último fim de semana, 06 a 08 de novembro, o seminário de capacitação para a Campanha da Fraternidade 2015. Com o Tema: Fraternidade: Igreja e Sociedade, e o Lema: “Eu vim para servir” (cf.Mc 10, 45). A Igreja Católica no Brasil como faz todo ano, por ocasião da Quaresma, coloca para os católicos a tarefa de refletirem sobre um tema relevante para a Igreja e para a sociedade.
        O objetivo geral da CF 2015 é: “Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a Sociedade, proposta pelo Concilio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.” Neste sentido, a Igreja provoca os cristãos católicos a refletirem sobre a relação da igreja com a sociedade, tendo em vista o aprofundamento e a diversidade de problemas sociais que atingem a sociedade e em especial os mais pobres, com a perspectiva de melhor auxiliar nas questões sociais, por meio da participação e engajamentos dos cristãos nos movimentos e serviços da Igreja, de forma a provocar a transformação na vida das pessoas e da sociedade.
         “A missão da Igreja Católica é colocar à disposição do gênero humano as forças salvadoras que ela recebe de Cristo. Propõe salvar a pessoa humana integralmente e restaurar a sociedade humana no que se refere à sua finalidade mais autêntica: o desenvolvimento integral a partir do bem comum. Os cristãos são anunciadores e agentes de uma nova ordem social: a civilização do amor, na expressão de Paulo VI. Essa realidade que nasce do encontro amoroso com uma pessoa, que dá à vida um novo horizonte, e da partilha alegre deste dom. (Texto base da CF 2015)
         O tempo da quaresma, por ser um tempo penitencial, exige dos cristãos uma verdadeira conversão que deve produzir frutos. O primeiro fruto é o da participação na vida da comunidade que serve e celebra, e o segundo é a oferta de doação em dinheiro na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, (que será no dia 29 de março de 2015).  Esta coleta é destinada aos pobres. No próximo ano, parte da coleta será destinada à Campanha Mundial contra a Fome e a Pobreza, da Caritas Brasileira, lançada no dia 10 de dezembro deste ano.
          Além do tema da CF 2015, a Campanha da Evangelização e a Campanha Missionária também foram temas do seminário, assim como o Fundo Nacional de Solidariedade, criado pela CNBB a partir do gesto concreto da Campanha da Fraternidade e que apoia projetos de grupos, comunidades, movimentos e organizações que solicitam o apoio financeiro para suas atividades, seja de formação, mobilização e projetos de geração de trabalho e renda.
           A Diocese de Palmeira dos Índios sediará o lançamento Regional NE2 da Campanha da Fraternidade 2015, e para isto foi formada uma equipe diocesana responsável para preparar o evento que acontecerá nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Palmeira dos Índios- AL. No dia 19 acontecerá a reunião do CONSER – que reunirá os 21 bispos do Regional NE2, na cidade de Palmeira dos Índios- AL e que participarão do lançamento da Campanha.
               Participaram do Seminário quinze dioceses do Regional NE2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte), sob a coordenação da equipe Regional de Campanhas liderada por Dom Lucena, bispo da Diocese de Guarabira- PB, responsável pela equipe regional de Campanhas.   
            Realizado no Centro de Treinamento e Pastoral Diocesano, em Palmeira dos Índios- AL, o seminário contou com a presença e participação de padres e leigos das referidas dioceses, Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, Padre Wendel responsável pelas campanhas na nossa diocese, Padre José da Silva, coordenador diocesano das Pastorais Sociais, a Caritas Diocesana, a Caritas Paroquial de São Sebastião de Palmeira dos Índios e a Caritas Brasileira NE2.


Maria Mafra- Assessora Estadual da Cáritas Brasileira NE2 - CDPI











Comentários